Vacinação Covid-19: Em drive-thru, Prefeitura coleta documentos dos trabalhadores de saúde cadastrados
Ação desta terça (2) e quarta-feira (3) é voltada às pessoas que trabalham em serviços e unidades de saúde e que já fizeram o cadastro on-line

Nesta terça (2) e quarta-feira (3), das 14h às 20h, a Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), receberá os documentos dos trabalhadores do setor de saúde que já se cadastraram para receber a vacina contra a Covid-19. A ação está sendo realizada em formato drive-thru, e o público-alvo deve se dirigir à entrada G3 do estacionamento térreo do Shopping Boulevard, localizado na avenida Theodoro Victorelli, 150.

Segundo informou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, durante entrevista coletiva transmitida nas redes sociais, a iniciativa é voltada aos trabalhadores dos serviços de saúde e que não têm registro em conselhos de classe. Como, por exemplo, recepcionistas, seguranças, secretárias, motoristas, zeladores, cozinheiros, porteiros e balconistas, entre outros.
Cerca de 3.470 trabalhadores que se enquadram nessas categorias realizaram o cadastro on-line para a vacinação, no site da Prefeitura de Londrina. “Durante o cadastramento desse público-alvo, constatamos que diversos usuários cometeram equívocos relativos à documentação. Por isso, decidimos realizar essa ação presencial para que possamos conferir cópias físicas dos documentos e validar os cadastros feitos corretamente”, disse Machado.

Os cidadãos cadastrados nessa categoria receberam lembretes enviados via mensagem de SMS, e deverão comparecer ao drive-thru munidos de um envelope lacrado, que contenha cópias simples dos seguintes documentos: comprovante de cadastro no site da Prefeitura; carteira de trabalho, holerite ou contrato de trabalho; identificação com foto; CPF; e formulário específico preenchido (disponível na página da Secretaria Municipal de Saúde).
Caso o trabalhador não possa comparecer no drive-thru, a entrega pode ser feita por terceiros. A Saúde lembra que cada envelope somente poderá conter os documentos de um único profissional.

Após o recebimento dos itens, as equipes da SMS verificarão todos os documentos e enviarão, aos titulares dos cadastros validados, mensagens de texto SMS com o link para o agendamento da vacinação, no Portal da Prefeitura. Também serão publicados, nas redes sociais da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, informes divulgando a disponibilidade de listas com os nomes dos trabalhadores cadastrados corretamente.
Vacinômetro – Até agora, o município de Londrina aplicou 25.835 primeiras doses e 8.015 segundas doses de vacinas contra a Covid-19, totalizando 33.850 aplicações, nesta primeira etapa da campanha de vacinação, que iniciou no dia 19 de janeiro. A população pode acompanhar a atualização da quantidade de vacinas aplicadas no município por meio do Vacinômetro, publicado nas redes oficiais da Prefeitura de Londrina e da Secretaria Municipal de Saúde.
Na coletiva, o secretário municipal de Saúde destacou a importância da vacinação no enfrentamento à pandemia da Covid-19. “Temos certeza de que a imunização vai encerrar a pandemia. Por isso, toda a Prefeitura está empenhada neste grande esforço, e faremos todo o possível para que todos os londrinenses sejam vacinados, afirmou.
Estão no grupo prioritário os profissionais e trabalhadores de saúde e os residentes e funcionários das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). No grupo de idosos, contemplados na segunda etapa da campanha, a faixa etária atendida no momento são aqueles que possuem 80 anos ou mais. A definição dos grupos segue os critérios definidos pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
Texto: Ulisses Sawczuk e Dayane Albuquerque