SEMA homenageia trabalhadoras do meio ambiente
No Mês da Mulher, conheça a trajetória de mulheres que fazem a diferença em suas atividades

Como parte da programação em comemoração ao Mês da Mulher, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), divulga a trajetória de mulheres cujo trabalho faz a diferença para a preservação e os cuidados com o meio ambiente no município:
Educação Ambiental – A paixão pela natureza levou a geógrafa Leliana Casagrande Luiz a iniciar sua carreira no Instituto Ambiental do Paraná (IAP), onde permaneceu por 34 anos, até sua aposentadoria. Nesse período, ela contribuiu para implantar diversos planos de sustentabilidade e educação ambiental no Parque Estadual Mata dos Godoy, onde atuou como gerente de 2000 a 2020. Entre outras atividades, o trabalho de Leliane incluiu ações de conscientização junto às cerca de 1.000 pessoas que frequentavam o Parque a cada mês, como estudantes de instituições de ensino municipais, estaduais e particulares.

Coleta seletiva – Nascida e criada na Vila Marízia, Verônica dos Santos enfrentou vários obstáculos por ser mulher, negra e oriunda de uma família de renda baixa. Com esforço e determinação, formou-se em assistência social e atua, desde a década de 80, em diversas iniciativas comunitárias voltadas à coleta seletiva e geração de renda. Em 2009, participou da fundação da cooperativa Cooper Região, da qual é diretora financeira. A organização, que conta com 182 integrantes, gera um impacto positivo na vida de muitas famílias londrinenses e vem se destacando nacional e internacionalmente.

Produção de mudas – Em nove anos como servidora da SEMA, a agente de Gestão Pública, Sirlei Júlio de Souza, vem atuando com afinco na produção de mudas de flores e árvores. Para ela, que se define como uma apaixonada por plantas, não há nada mais gratificante do que contemplar o resultado do seu trabalho, que beneficia a natureza das regiões urbana e rural de Londrina.

Proteção animal – O respeito e o cuidado com os animais sempre foram valores importantes para a veterinária Cristina Tanaka. Como integrante voluntária da ONG SOS Vida Animal, Cristina participa de diversas ações de resgate, recuperação e adoção de cães e gatos. Além disso, ajudou a viabilizar projetos como o “Amor em Pelo”, que levou animais atendidos pela SOS Vida Animal para visitar os residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

As protetoras Sonia Caldas e dona Angélica Pelizon também se destacam pelos seus esforços e dedicação, recolhendo vários animais abandonados das ruas e oferecendo a eles um novo lar, assistência e carinho.

