Destaques

Prefeitura divulga vídeos sobre mulheres que rompem paradigmas

Durante o mês, as secretarias de Recursos Humanos e Políticas para Mulheres publicarão as histórias de servidoras que desempenham funções consideradas "masculinas"

Com o objetivo de mostrar as trajetórias de mulheres que rompem paradigmas no seu dia a dia, a Prefeitura de Londrina, através das Secretarias Municipais de Recursos Humanos (SMRH) e Políticas para Mulheres (SMPM), está divulgando uma série de vídeos nas redes sociais. Os materiais, que têm entre quatro e seis minutos de duração, exibem entrevistas com servidoras municipais que desempenham funções consideradas tipicamente masculinas.

No total, foram produzidos três vídeos, que serão publicados, semanalmente, no decorrer de março, quando se comemora o Mês da Mulher. O primeiro deles, que já está disponível nos perfis do Instagram da SMRH e da SMPM, aborda a operária Alice Rosângela Vieira e a motorista de veículos pesados, Elaine Patrícia de Souza, ambas atuantes na Secretaria Municipal de Obras (SMOP). Também serão divulgadas entrevistas feitas com as coveiras da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF), Neide do Carmo Barbosa e Dinalva Florentino; e com a operária da SMOP, Kelly Cristina Souza.

Reprodução

A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, explicou que a ação foi concebida e inteiramente realizada pela técnica de gestão pública da Diretoria de Serviços Ocupacionais (DSO) da SMRH, Thayla Ferreira Lisboa. “Achei uma ideia incrível e de muita sensibilidade. Por isso, entrei em contato com a secretária de Políticas para Mulheres e resolvemos apoiar a iniciativa juntas. Ao procurar divulgar esse esforço, pensei justamente no conceito de sororidade, que envolve o apoio que as mulheres devem prestar umas às outras, para que sejam reconhecidas em seus potenciais”, afirmou.

Segundo a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Liange Doy Fernandes, os vídeos ajudam a desmistificar pensamentos arraigados, como a ideia de que existem empregos específicos para homens e mulheres. “Além de valorizar o excelente trabalho das nossas servidoras, a iniciativa mostra que, cada vez mais, as mulheres ocupam espaços que outrora eram exclusivamente ocupados por homens. Isso prova que a mulher é forte e capaz para fazer suas escolhas profissionais e pessoais. Enquanto secretária da Mulher, me sinto orgulhosa em saber que estamos avançando cada dia mais”, frisou.

De acordo com a criadora da campanha, o objetivo é conscientizar a sociedade para o fato de que as mulheres são seres mais complexos do que as imagens e padrões tradicionalmente atribuídos a elas. “Quando se fala em comemorar o Dia da Mulher, muitas vezes, o que vem à cabeça são imagens como flores, chocolates e sessões em salões de beleza. A mulher é mostrada como se tivesse que ser o tempo todo dócil, delicada e preocupada com a aparência. Porém, o Dia da Mulher é uma data marcada por lutas e quebra de paradigmas. E, por isso, eu quis ir além dos clichês e discutir a realidade de mulheres que saem dos padrões”, disse Lisboa.

Para ela, ter participado da iniciativa foi uma forma de aprender mais sobre os desafios e barreiras impostos às mulheres. “Todas as entrevistadas disseram que enfrentaram a desconfiança dos colegas quando iniciaram suas funções. Apesar disso, elas mostraram sua capacidade e conseguiram transpor essas barreiras, sobressaindo-se em serviços que são difíceis. Ainda assim, algumas delas relataram que, frequentemente, sentem que não recebem o devido reconhecimento por parte da comunidade externa. Por isso, agradeço a todas essas servidoras pela coragem de contar suas histórias e pelo aprendizado que me proporcionaram”, finalizou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a técnica de gestão pública da Diretoria de Serviços Ocupacionais (DSO) da SMRH, Thayla Ferreira Lisboa, pelo telefone (43) 3376-2565.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos