Prefeitura incentiva mulheres a buscarem pela superação da violência doméstica
Campanha “Ela superou. Você também consegue” apresenta a rede de serviços que previne e combate a violência contra mulheres em Londrina

Dentro das ações que celebram o Mês da Mulher, a Prefeitura de Londrina aderiu à campanha “Ela superou. Você também consegue”. A parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Londrina, resultou em um vídeo publicado nas redes sociais dos órgãos públicos. A postagem traz o relato de uma mulher, vítima de violência doméstica, que conseguiu reconstruir sua vida longe do agressor.

Postado em 8 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o vídeo tem o objetivo de incentivar todas as mulheres, que enfrentam alguma forma de violência, a buscarem ajuda e romperem esse ciclo. O material está disponível no Instagram da SMPM, da Prefeitura de Londrina e da DEAM.
Na publicação, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, reforça o compromisso da Prefeitura de Londrina com todas as mulheres. “O Centro de Referência e Atendimento à Mulher realiza atendimento psicossocial e orientação jurídica, para que todas vocês encontrem a tão sonhada luz no fim do túnel. Se você, mulher, está sofrendo violência doméstica, procure ajuda. Denuncie”, frisou.
Junto com Fernandes, a delegada titular da DEAM, Carla Gomes de Melo, explicou que a campanha visa disponibilizar os serviços da Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, contra a mulher, em Londrina. “Ao buscar uma delegacia de polícia, você pode registrar um boletim de ocorrência, solicitar medidas protetivas de urgência, e ser encaminhada aos demais serviços da rede. A Polícia Civil atua na proteção e na prevenção, buscando uma cultura de paz e a promoção dos direitos humanos. Não se cale, denuncie e procure ajuda”, reforçou.
CAM – O Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM) integra a rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher. A unidade atua de forma multiprofissional, acolhendo mulheres que são vítimas de diferentes formas de violência, inclusive doméstica.
Segundo a diretora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da SMPM, Lucimar Rodrigues da Silva, todas as mulheres que não sabem ainda quais seus direitos, ou como podem fazer para romper essa situação, podem procurar o CAM para serem acolhidas e orientadas. “Nossa equipe vai orientar sobre todas as medidas legais, como medida protetiva e boletim de ocorrência, para ela saber como e onde solicitar. Se ela quer saber quais suas opções, para depois tomar sua decisão, é preciso estar fortalecida. E para isso, temos uma equipe com profissionais de psicologia, serviço social e apoio jurídico”, detalhou.
A diretora da SMPM explicou que as diferentes formas de abuso e violência enfraquecem a vítima que, sozinha, não consegue se proteger. “Pelo fato de uma mulher sofrer uma violência, ela também passa a ter medo e insegurança, então o CAM entra como um serviço especializado para esclarecer todas as dúvidas. A partir do momento que obtém apoio, ela entende sua situação e passa a perceber que há caminhos e opções. Mas buscar ajuda é o primeiro passo, e com nossa rede de apoio ela terá como conseguir”, destacou.
No vídeo publicado para a campanha, o relato é de uma usuária que foi atendida pelo CAM. Após vários anos sofrendo agressões pelo ex-companheiro, ela conseguiu refazer sua vida junto ao filho e familiares. “O intuito é mostrar a superação, por isso a DEAM propôs o vídeo, mostrando a importância desses serviços e atendimentos. No depoimento, ela cita como tudo isso ajudou a superar tantos anos de violência. E esse ponto final foi obtido por meio da rede de apoio”, concluiu.
O CAM fica localizado na avenida Santos Dumont, 408, zona leste. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Já para primeiro atendimento, o expediente encerra às 17h. O telefone da unidade é (43) 3378-0132.
Para a imprensa: outras informações com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, pelo 3378-0113.