Cidade

Centro de Testagem para ISTs amplia horário de atendimento

Objetivo é marcar o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril; agendamentos podem ser feitos pelo site da Prefeitura de Londrina

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura de Londrina ampliará o horário de atendimento a partir da próxima segunda-feira (5). Assim, a população poderá realizar os testes rápidos e gratuitos para HIV/aids, sífilis, hepatites B e C e tuberculose, até quinta-feira (8), das 7h às 18h. A sede do CTA fica na  Alameda Manoel Ribas, 01, no Centro.

Os exames são realizados mediante agendamento prévio, por meio do site da Prefeitura de Londrina (clique aqui), respeitando o tempo de 30 minutos entre um atendimento e o próximo. Em caso de dúvidas, o cidadão pode buscar ajuda nos telefones de contato (43) 3378-0146 ou (43) 3378-0147, sempre no período da manhã, das 7h às 12h30.

Foto: Vivian Honorato

O objetivo da ampliação do horário é marcar o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, no mundo inteiro. Ele foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, visando a manutenção das boas condições de saúde das pessoas e a prevenção de doenças comuns em diversos países do globo, visto que isso é necessário para a qualidade de vida populacional.

Por meio da iniciativa, a equipe do CTA pretende chamar a atenção da população para a importância da realização de testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“As pessoas podem ficar tranquilas, pois estamos mantendo todas as normas de vigilância sanitária necessárias para evitar a propagação da infecção viral causada pelo novo Coronavírus. Além disso, os testes são feitos com horários marcados, para evitar a aglomeração e espera no CTA, e vamos distribuir materiais informativos, preservativos masculino e feminino, e gel lubrificante para quem participar da ação”, disse o enfermeiro do CTA, Edvilson Lentine.

Somente de 1º de janeiro até o dia 31 de março, o CTA realizou testes em 572 pessoas, sendo 421 homens e 151 mulheres. Desses, 22 homens positivaram para HIV, 44 para sífilis – através do exame de sangue VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) – e três para Hepatite C. Já entre as mulheres, nove positivaram para sífilis, uma para Hepatite C e nenhuma para HIV ou Hepatite B.

A atividade alusiva ao Dia Mundial da Saúde integra as ações da Campanha Fique Sabendo, que reforça a oferta dos testes rápidos e as medidas preventivas às ISTs, assim como busca conscientizar a população sobre a importância das testagens.

Testes gratuitos – O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a toda a população testes rápidos e gratuitos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Para realizá-los, não é necessário estar em jejum. Basta apenas agendar horário no site da Prefeitura de Londrina, no banner “CTA”, ou clicando aqui, e comparecer no dia e hora marcados utilizando máscara facial de proteção e portando um documento de identificação com foto (RG ou Carteira de Motorista).

Os exames são realizados de acordo com as normas do Ministério da Saúde, com produtos registrados e controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS). Eles levam cerca de 30 minutos. Quem não puder comparecer no horário agendado deve avisar ao CTA. Também é possível contatar o Ambulatório de HIV/Aids e IST, pelos telefones (43) 3379-0176 ou (43) 3379-0180, de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Benefícios – Realizar o teste rápido para as ISTs traz diversos benefícios aos pacientes. Ele é um exame seguro e sigiloso, que aponta o diagnóstico precoce das infecções e doenças. É de acesso fácil, gratuito e rápido, sendo possível agendar um horário pela internet, sem a necessidade de sair de casa ou do trabalho. Os casos de resultados positivos para as ISTs são encaminhados imediatamente aos serviços médicos especializados,  para iniciar o tratamento no Ambulatório de HIV/aids. Todos os indivíduos que fazem os exames recebem orientações e insumos para o sexo seguro, como gel lubrificante e preservativos.

Exposição ao risco – No site da Prefeitura de Londrina (clique aqui), a população encontra todas as informações necessárias para saber como agir diante da exposição de risco a uma dessas doenças.

As mulheres e homens que sofreram algum tipo de violência sexual; os profissionais da saúde que foram expostos a riscos biológicos devido a acidentes com materiais perfurocortantes (como seringas, agulhas ou bisturis); e pessoas que mantiveram relações sexuais sem proteção ou que participaram de um ato em que ocorreu rompimento do preservativo, devem procurar o CTA ou Ambulatório Aids do Hospital da Zona Norte (HZN), para realizar os testes e iniciar o tratamento com as medicações antirretrovirais, que devem ser utilizadas por 28 dias. O Ambulatório do HZN permanece aberto aos sábados, domingos e feriados.

Os exames devem ser feitos, preferencialmente, nas duas primeiras horas e, no máximo, em 72 horas após a exposição das pessoas a situações de risco. Toda a equipe do CTA presta apoio emocional aos pacientes e encaminha os casos positivos para a rede de serviços especializados da Prefeitura de Londrina.

Para a imprensa: Outras informações podem ser obtidas com o enfermeiro do CTA, Edvilson Cristiano Lentine, pelos telefones (43) 3378-0146 ou 3378-0147.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos