Campanha Fique Sabendo já realizou 35 testes rápidos
Ação oferece exames de sífilis, HIV/aids e hepatites B e C; nesta quarta (7) e quinta-feira (8), Centro de Testagem e Aconselhamento funcionará em horário estendido, das 7h às 18h

Entre segunda (5) e terça-feira (6), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 35 exames para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os procedimentos são relativos à campanha “Fique Sabendo: faça testes rápidos”, que está alinhada ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quarta-feira (7). Através da iniciativa, o CTA está oferecendo testes rápidos gratuitos para a população em horário ampliado, das 7h às 18h, até amanhã (8). Os exames identificam a presença de doenças como a sífilis, HIV/aids e hepatites virais. A unidade fica na Alameda Manoel Ribas, nº 1, no Centro.
Do total de pessoas testadas até agora, 26 são do sexo masculino. Desses indivíduos, dois apresentaram resultado positivo para HIV/aids e dois para sífilis. Dentre as 9 mulheres testadas, uma positivou para sífilis e nenhuma para HIV/aids. Não foram detectados casos de hepatite B ou C.
Todos os pacientes cujos exames apresentam resultado positivo são encaminhados para a rede de serviços especializados da Prefeitura de Londrina, sendo que os diagnosticados com HIV/aids também recebem apoio emocional. Além disso, o CTA distribui materiais informativos, preservativos masculino e feminino, e gel lubrificante para todos os participantes da ação. Os testes rápidos são voltados para a comunidade em geral, incluindo quem nunca fez o exame e as pessoas que se expuseram a situações de risco, como mulheres e homens que sofreram algum tipo de violência sexual; profissionais da saúde que foram expostos a riscos biológicos devido a acidentes com materiais perfurocortantes (como seringas, agulhas ou bisturis); e pessoas que mantiveram relações sexuais sem proteção ou que participaram de um ato em que ocorreu rompimento do preservativo.
Segundo o enfermeiro do CTA, Edvilson Lentine, práticas como o sexo seguro e os testes rápidos são essenciais para prevenir a ocorrência de Infecções Sexualmente Transmissíveis. “Através do uso de preservativos e outras atitudes responsáveis, as pessoas protegem a sua saúde e a de outros indivíduos. Caso o paciente tenha sido exposto a uma situação de risco, o diagnóstico rápido é importante para que o tratamento precoce possa ser realizado, com uso de medicamentos antirretrovirais, por 28 dias. O ideal é que os testes sejam feitos nas duas primeiras horas e, no máximo, em até 72 horas após o evento de risco”, explicou.
Para saber mais sobre medidas destinadas à prevenção de ISTs e casos de exposição ao risco de contágio, clique aqui.
Como agendar – É possível agendar um horário para o teste rápido no site da Prefeitura de Londrina, por meio deste link. Não é necessário estar em jejum para o exame, bastando apenas comparecer usando máscara de proteção e munido de documento de identificação com foto. Os procedimentos levam cerca de 30 minutos, e quem não puder comparecer no horário agendado deve avisar ao CTA.
Para quem precisar realizar o teste rápido aos fins de semana ou feriados, é necessário contatar o Ambulatório Aids do Hospital da Zona Norte (HZN), que fica na Rua Odilon Braga, 199 (Conjunto Sebastião de Melo César), pelo telefone (43) 3376-4600.
Para a imprensa: Outras informações podem ser obtidas com o enfermeiro do CTA, Edvilson Cristiano Lentine, pelos telefones (43) 3378-0146 ou 3378-0147.