Saúde foi tema da primeira audiência pública do Plano Plurianual do Município
Em reunião virtual com a população, a administração discutiu políticas públicas para a Saúde; cinco encontros sobre outros temas serão realizados nas próximas semanas

A Prefeitura de Londrina promoveu, nesta quinta-feira (8), a primeira audiência pública virtual relativa ao Plano Plurianual (PPA) 2022-2025. Transmitido por meio dos perfis do Município nas redes sociais, o encontro teve o propósito de ouvir as sugestões da população e debater políticas públicas para a Saúde municipal. A reunião foi a primeira de uma série de seis audiências, que serão realizadas sempre às quintas-feiras, a partir das 19h, através das páginas de Facebook e Instagram da Prefeitura. O próximo evento, que acontecerá no dia 15 de abril, tratará das áreas de Educação, Cultura e Esportes. Todas as lives contam com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), disponibilizada por meio da conta de Instagram do Município.

Durante a transmissão, a diretora de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), Darling Maffato, divulgou o formulário eletrônico mantido pelo Prefeitura, destinado a receber as sugestões da comunidade para o próximo PPA. Todos os comentários recebidos serão lidos, compilados e encaminhados para os órgãos e secretarias responsáveis pela elaboração e manutenção de políticas públicas. O documento pode ser acessado no site da Prefeitura – na aba “Plano Plurianual – PPA – 2022-2025” – ou por meio deste link. No mesmo endereço, constam informações que incluem um cronograma com as datas, horários e temas das próximas audiências públicas.
“O Plano Plurianual é um instrumento de trabalho e planejamento importantíssimo para o Município. A participação popular contribui grandemente para que as políticas públicas cheguem aos cidadãos e atendam às suas necessidades. Lembramos que as gravações das audiências ficarão disponíveis no perfil de Facebook da Prefeitura, e que a população pode acessá-las e compartilhá-las”, afirmou Maffato.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, as audiências estão alinhadas à obrigação da administração municipal de se comunicar com a sociedade. “Esse processo é uma construção democrática e esperamos contar com a adesão dos munícipes. Em 2017, na elaboração do Plano anterior, recebemos várias sugestões que foram incorporadas ao nosso planejamento”, ressaltou.

O chefe de gabinete, Moacir Sgarioni, lembrou que Londrina se destacou, recentemente, como uma das cidades mais transparentes do Brasil, e convidou a comunidade a se engajar na construção do PPA 2022-2025. “Estaremos sempre abertos para receber e implementar as sugestões, com o objetivo de que nossa cidade continue avançando para ser cada vez mais organizada e eficiente”, disse.
Debates – Na página de Facebook da Prefeitura, a reunião foi visualizada mais de 2,7 mil vezes – sendo que 1,8 mil visualizações ocorreram durante a sua realização – e recebeu 268 comentários. No Instagram, a audiência pública foi acessada 1,9 mil vezes. Os cidadãos que acompanhavam a transmissão ofereceram sugestões sobre diversos temas, incluindo investimentos em atendimento psicológico após a resolução da pandemia de Covid-19; a ampliação da contratação de profissionais da Saúde; a implementação de serviço de LIBRAS nos atendimentos da rede municipal; a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); e a promoção da saúde através da disponibilização de atividades físicas e artísticas para a população.

O secretário municipal de Saúde respondeu aos questionamentos, agradeceu a participação dos munícipes e reforçou o compromisso da atual administração em promover uma saúde pública de qualidade. “Entre 2017 e 2021, o orçamento da Saúde foi de R$ 500 milhões para R$ 800 milhões em Londrina. Graças a esse incremento, pudemos realizar as reformas de 36 unidades da rede, proporcionando um ambiente adequado para os nossos profissionais e pacientes; contratamos um grande número de profissionais de diferentes especialidades, incluindo mais de 1000 contratações emergenciais para enfrentamento da pandemia; e fizemos diversos mutirões de cirurgias e entregas de equipamentos, entre outras ações”, citou.
Plano Plurianual – Previsto no artigo 165 da Constituição Federal, o PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo que reúne as diretrizes, objetivos e metas de execução pela Prefeitura, de acordo com a viabilidade orçamentária e financeira. A lei é elaborada sempre no primeiro ano de mandato dos prefeitos, visando preparar o planejamento para os quatro anos seguintes.
Devido à pandemia de Covid-19, as audiências públicas para a formulação do PPA 2022-2025 estão sendo realizadas de forma virtual (veja o cronograma aqui). Com base em diversos levantamentos e informações, incluindo as sugestões enviadas pela população nesses encontros e através do formulário on-line, a administração municipal vai elaborar o projeto de lei referente ao Plano e encaminhá-lo, até 31 de agosto, para apreciação da Câmara de Vereadores.




