Prefeitura põe em funcionamento sala de situação para dengue
Espaço vai mapear regiões críticas; inscrições para teste seletivo destinado a contratar agente de endemias já podem ser feitas pelo site da prefeitura
A secretária municipal de Saúde, Ana Olympia Veloso Marcondes Dornellas, apresentou hoje (7) a sala de situação para o monitoramento diário dos casos suspeitos de dengue e mapeamento das regiões da cidade. A criação do espaço é mais uma ação do Plano Emergencial de Combate à Dengue.
Prefeitura põe em funcionamento sala de situação para dengueA secretária ressaltou que a sala é mais uma importante ação de combate à dengue. “Esta sala gera informações, como mapeamento das regiões da cidade, mostrando os maiores índices, para que possam ser efetuadas ações específicas para cada região, o que vai proporcionar agilidade nas notificações, ações de combate e assistência”, explicou.
A sala funcionará no prédio da Secretaria de Saúde, sob responsabilidade da Diretoria de Epidemiologia, na rua Atílio Otávio Bisatto, 480 (ao lado do SAMU), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A estrutura física dispõe de dois computadores e servidores que farão análise de dados levantados pelos agentes de saúde.
As denúncias de locais públicos ou imóveis abandonados, que estão servindo de depósito de larvas do mosquito da dengue, podem ser feitas pelo disque dengue pelo telefone 0800-400-1893, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Também, estiveram presentes na solenidade, a diretora de Epidemiologia, Sandra Caldeira, o diretor de Saúde Ambiental, João Martins, o coordenador de endemias, Elson Belisário, e a chefe da 17ª regional de Saúde, Djamedes Guarrido.
O diretor de Saúde Ambiental, João Martins, salientou o apoio do prefeito Barbosa Neto em todas as ações de combate à dengue no município. “Só queria reforçar o apelo à comunidade, para que cada um possa fazer a sua parte, evitando mais casos da dengue”, disse.
Contratação de mais agentes
A secretaria municipal de Saúde publicou hoje o edital de abertura do teste seletivo para contratação temporária de 80 agentes municipais. “A parceria que foi aberta com o Estado de uma contratação emergencial de 80 agentes, por um tempo determinado de 89 dias, que teria um recurso do Estado, para que seja mantida essa contratação. Como o município também tem a necessidade de melhorar o número de agentes, o prefeito Barbosa Neto propôs, como contrapartida do município, estender este período para seis meses, sendo prorrogável por mais seis meses”, esclareceu a secretária.
As inscrições, que são gratuitas, foram abertas às 15h de hoje e vão até o dia 13, às 18h. A previsão é que as provas sejam realizadas no dia 20 deste mês, e que o resultado saia cinco dias depois. Todo o processo de seleção será coordenado pela secretaria municipal de Gestão.
A carga horária dos agentes é de 40 horas semanais, e o salário é de R$ 545 mais benefícios, totalizando R$ 749. Para o preenchimento da vaga, é necessário o ensino fundamental completo. A contratação deve ocorrer no início de março.
Os interessados podem consultar o edital e fazer as inscrições pelo site www.londrina.pr.gov.br
Números
A secretaria também divulgou o levantamento dos números de casos de dengue na cidade, desde o começo do ano. No total, são 275 casos da doença confirmados em Londrina, até o momento.
A região leste apresentou o maior número de ocorrências de contaminação pelo mosquito da dengue, com 230 notificações. Seguida pela região sul que apresenta 14 casos, o centro 13, a oeste nove, a norte sete e a zona rural com apenas dois.
De todos os casos confirmados no município, 273 são locais e apenas dois foram importados de outras cidades. A secretaria notificou 1.776 casos suspeitos e investiga outros três suspeitos de óbito pela doença.
Ações que estão em andamento
– A aplicação do fumacê está sendo feita em cinco ciclos, com sete carros. O primeiro já foi feito em todas as regiões. A segunda etapa está em fase final nas regiões leste, centro e sul, onde os trabalhos foram intensificados. A terceira deve começar amanhã;
– Ampliação do atendimento da unidade de saúde do jardim Marabá, onde ocorreu maior incidência da doença e implantação das unidades de referência;
– A força tarefa dos agentes comunitários foi intensificada na região leste, com recolhimento de lixo e remoção de criadouros;
– Laboratório Municipal Centrolab está funcionando durante 24 horas, agilizando os diagnósticos para reestadiamento do suspeito de dengue;
– Os números da dengue serão divulgados todas as segundas-feiras e
– Visitas em todos os ferros-velhos e borracharias da região leste.
Fotos: Luiz Jacobs