Secretaria de Saúde convoca entidades para luta contra a dengue
Órgão fará a entrega de 600 comunicados às mais importantes instituições da cidade, capazes de ajudar no controle da dengue
A Secretaria Municipal de Saúde, junto com a Vigilância Sanitária, começou a distribuir hoje (9), pela manhã, uma média de 500 a 600 Ofícios Circulares com um alerta às instituições do município sobre a importância da sua conscientização e ajuda no combate à dengue. Os ofícios foram distribuídos para entidades religiosas; instituições de ensino, das pré-escolas às universidades; grandes lojas e empresas, como Grande Londrina, Viação Garcia, Lojas Americanas e Pernambucanas; Sindicatos; Clubes; Acil; Associações, ou seja, “entidades que podem colaborar no controle da dengue”, explicou o diretor da Vigilância Sanitária, João Martins de Souza.
O Ofício Circular, que deve terminar de ser distribuído até amanhã no período da tarde, solicita a cada entidade que se comprometa a divulgar junto aos seus membros, associados e colaboradores, a responsabilidade que cada cidadão tem de fazer parte desta campanha de controle da dengue, além de veicular, em seus sites, revistas, jornais e programas de rádio e televisão, matérias que alertam sobre o perigo da doença.
O Ofício também convoca as entidades para participarem do Dia Estadual de Controle da Dengue – Dia “D”, que será realizado, no dia 12 deste mês, das 9h às 13h, efetuando vistorias em seus locais de permanência, orientando os moradores e rastreando todos locais passíveis de procriação, como recipientes com água parada, tudo para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
O diretor de Saúde Ambiental ainda lembrou que essa ação foi realizada a partir do decreto de estado de emergência, oficializado pelo Prefeito Barbosa Neto. “A distribuição de ofícios é uma das atividades que devem ser realizadas a partir do decreto emergencial.” “Buscamos atingir o maior número de entidades, para que elas vistam a camisa do combate e controle da dengue”, afirmou João Martins de Souza.