Prefeito pede mobilização da cidade contra dengue
Reunião com representantes de diversos setores da sociedade civil, hoje à tarde, deflagrou ações de combate ao mosquito causador da dengue
O prefeito Barbosa Neto conclamou a sociedade londrinense a engajar-se na luta contra o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. Ele reuniu no gabinete, agora no final da tarde, cerca de 80 representantes de entidades de classe, órgãos públicos, bancos, supermercados, Sociedade Rural, universidades e membros da sociedade civil para se integrarem nesta luta.
“É um apelo. Estamos conclamando a população de Londrina que nos auxiliem. Todo esforço é necessário. É hora de atitude”, disse o prefeito, em relação ao mosquito. Segundo Barbosa Neto, a situação é grave e a conscientização tem que vir da comunidade.”Não queremos forçar as pessoas pelo bolso, mas acreditamos na mudança de comportamento”, afirmou. “Saio desta reunião esperançoso, otimista com a colaboração de todos”, declarou ao final.
O prefeito disse que, novamente, irão lançar a ação do “bota fora”, para que as pessoas possam eliminar objetos inutilizados que estão ocupando o quintal. Esta seria mais uma ação para evitar a proliferação do mosquito.
A secretária de Saúde, Ana Olympia Veloso Marcondes Dornellas, reforçou a preocupação da saúde em desenvolver as atividades de combate. “Existe um número maior que em 2003. Por isso, estamos trabalhando, intensificando as ações e pedindo ajuda à comunidade”, declarou.
A diretora de Epidemiologia, Sandra Caldeira, explicou que a situação da dengue no município se assemelha ao ano de 2003, quando Londrina viveu uma epidemia da doença. “Os números são ascendentes, já vivemos uma epidemia na região leste e podemos viver em toda a cidade”, alertou. Londrina, conforme o último balanço, tem 275 casos e 1.776 casos suspeitos sendo investigados.
Entre as ações já definidas na reunião, estão:
– as entidades que desejam participar das ações contra a dengue, desde informação e material de campanha, entre outras, pode encaminhar mensagem para o endereço eletrônico: depis@asms.londrina.pr.gov.br
– a Sanepar colocou o número 115 (ligação gratuita) à disposição da população, para denúncias de local com focos do mosquito. A empresa de saneamento informou que cerca de 40 leituristas vão, aos sábados, visitar residências para abordar a dengue.
– o telefone da Guarda Municipal, o 153, também, está à disposição da população, para denúncias de foco.
– a mensagem “Elimine o foco, antes que a dengue pegue você”, será estampada nos boletos da Sanepar; nos terminais de caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, além da mensagem ser enviada, via SMS pela Sercomtel, aos celulares dos clientes da operadora.
– o prefeito informou que a CMTU realizou hoje operação de limpeza em dois ecopontos. No jardim Bandeirantes, na região oeste, foram retirados 20 caminhões de sujeira e no Morro do Carrapato, na região leste, mais 30 caminhões de lixo.
– Barbosa Neto apresentou também coletes da cor laranja que estamparão a mensagem “Londrina contra dengue” e serão usados por todos aqueles que estarão nas ruas para divulgar e conscientizar a dengue.
Fotos: Luiz Jacobs