Conselho da Mulher realiza primeira reunião ordinária
Organização da 19ª Semana da mulher e aprovação das diretrizes do II Plano Municipal de Políticas para as Mulheres estiveram em pauta
Realizada na última quarta-feira (16) no Centro de Atendimento à Mulher, a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher no ano de 2011 discutiu questões importantes relacionadas à Secretaria da Mulher para este ano.
Em pauta, a organização da 19ª Semana Municipal da Mulher que ocorrerá em março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, e a aprovação das diretrizes e prioridades do II Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, que deve ser lançado pelo prefeito Barbosa Neto no próximo dia 14.
Segundo a secretária municipal da Mulher, Sueli Galhardi, o plano é um importante instrumento de gestão. “Ele estabelece as prioridades do governo municipal no atendimento das demandas das mulheres, que deverão ser desenvolvidas de forma articulada nas diferentes áreas de políticas públicas, como saúde, assistência social, educação, cultura e habitação” explicou.
Segundo a presidente do Conselho, Rosalina Batista, o I Plano Municipal teve muitas conquistas. “Conseguimos nos unir ao poder público e trazer a Vara Maria da Penha para Londrina, ampliar o Centro de Atendimento a Mulher (CAM), a reforma da Casa da Mulher e conseguimos barracas para a venda dos artesanatos produzidos pelas mulheres” enumerou.
Para o II Plano que deve estar em consonância com os princípios e diretrizes do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, e está em fase de conclusão, Rosalina conta que serão contempladas propostas aprovadas pela VI Conferência Municipal dos Direitos da Mulher.
“Vamos focar na capacitação e no acompanhamento ao mercado de trabalho. Também esperamos construir um espaço para que as mulheres possam produzir seus trabalhos e conquistar um espaço definitivo para a comercialização. Vamos lutar por um espaço próprio para o CAM, que hoje ocupa um imóvel alugado e dar visibilidade para as políticas para mulheres” afirmou Rosalina.




