Cidadão

Saúde investiga morte por suspeita de dengue

Sistema Municipal de Saúde fez todo o atendimento necessário para a paciente

A Secretaria Municipal de Saúde começou a investigar a morte da paciente de 41 anos, que faleceu, hoje (18), com suspeita de dengue, na Unidade de Saúde, da região central de Londrina.

Segundo informações da secretaria, a mulher compareceu ao PAM no dia 16 de fevereiro apresentando sintomas de dengue, recebeu hidratação venosa e foi orientada para o retorno no dia seguinte na unidade de saúde do centro, o que não ocorreu.  “Todos os procedimentos foram adotados no caso da paciente, seguimos um protocolo de atendimento do Ministério da Saúde”, ressaltou a Secretária Municipal de Saúde, Ana Olympia Marcondes Dornellas.

Dados do atendimento mostraram que, no dia 17, o marido da paciente voltou para buscar o medicamento prescrito na mesma unidade e foi solicitado que o mesmo levasse-se a paciente para atendimento. A auxiliar de enfermagem, que atendeu o esposo, ficou preocupada com a situação e solicitou visita domiciliar do Agente Comunitário de Saúde para verificar o estado da paciente.

De acordo com a agente comunitária, que atendeu a mulher, a paciente estava sentada prostada, mas dizia estar melhor. A agente orientou que caso não se sentisse bem, procurasse atendimento médico com urgência. A secretária destacou que, mesmo com um quadro bom, o doente deve continuar o tratamento. “Se for agendado o retorno é preciso retornar ao médico. A falsa sensação de melhora pode fazer com que a paciente não compareça para a hidratação, o que pode agravar o quadro” afirmou.  

Conforme relato na unidade de atendimento pelo marido, durante a noite, a paciente apresentou estar fria e desmaio, mas o mesmo achou que poderia cuidar dela e levá-la ao médico apenas de manhã. Ao amanhecer, ele chamou um amigo e levou-a até a Unidade de saúde, da região central. Quando a mesma chegou desmaiou, pois já se encontrava em choque.  A médica da unidade realizou os procedimentos de reanimação, mas a paciente não resistiu.

A secretária de saúde declarou que o município prestou o atendimento necessário a paciente e que a família receberá a atenção da secretaria.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos