APL de Tecnologia da Informação presta homenagem ao prefeito
Homenagem é pela intervenção do prefeito na solução de antiga demanda do Sindicato de Informática, que proporciona benefícios para os empresários de TI
O prefeito Barbosa Neto participou hoje (18), no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – rua Belém, 844 – da reunião semanal do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação (TI) de Londrina, entidade formada atualmente por 140 empresas da cidade e região. O objetivo do encontro é debater novas estratégias para o desenvolvimento da TI na cidade.
Na reunião desta sexta-feira, as entidades prestaram uma homenagem ao prefeito Barbosa Neto em virtude de sua intervenção para a solução de uma demanda antiga do Sindicato de Informática (Sinfor), órgão que representa os integrantes da APL de TI que são proprietários de empresas de tecnologia da informação. O sindicato, presente em 25 municípios da região Norte do Paraná, necessitava de uma atualização territorial desde 2008 junto ao Ministério do Trabalho de todas as cidades participantes.
O presidente do Sinfor, Gilmar Machado, agradeceu ao prefeito Barbosa Neto, que agilizou o processo com o governo federal, ajudando a solucionar o problema. “Em novembro do ano passado apresentamos essa demanda ao prefeito. Logo no primeiro mês deste ano, recebemos toda a documentação em ordem”, argumentou.
Machado observou que a atualização cadastral permite que os empresários de TI tenham articulação jurídica para desenvolver seus trabalhos. “É uma valorização do Sinfor, o que acaba sendo inédito pelo envolvimento da prefeitura. Sem contar os benefícios que as nossas empresas terão com a atualização”, disse.
De acordo com o presidente da APL de TI, Lúcio Kamiji, o encontro desta sexta-feira também serviu para que a entidade elabore novas estratégias para 2011. “Definimos questões de mercado, capacitação dos profissionais, consultoria, além da busca de novas empresas”, comentou.
O diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Marcus Von Borstel, disse que a tecnologia de informação do município, cuja visão é tornar-se um pólo de referência, está fortalecida. O setor tornou-se um organismo fortalecido através de entidades como APL de TI, Sinfor, Central de Tecnologia (Cintec), Assespro e Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. “Esse setor nunca teve todas essas entidades organizadas trabalhando em prol do mesmo objetivo e com a mesma visão de futuro para a cidade”, enfatizou.
“A Codel está presente, através da diretoria de ciência e tecnologia, colocando essa política da tecnologia de informação em prática”, afirmou Marcus Von Borstel.
A lei do ISS Tecnológico, sancionada pelo prefeito Barbosa Neto em setembro do ano passado, rendeu uma publicação de destaque na Revista Tecnologia da Informação, referência nacional do assunto. A lei incentiva em até R$ 1 milhão para as empresas prestadoras de serviços da região.