Barbosa Neto entrega Pólo Leste de Ensino Integral

Antigo Grêmio dos Operários irá oferecer atividades, no período de contraturno escolar, para 360 alunos de escolas municipais da região leste de Londrina
O prefeito Barbosa Neto entregou hoje (3), durante coletiva semanal, o Pólo Leste de Ensino Integral, localizado no antigo Grêmio dos Operários (rua Pitangui, 249). O espaço vai abrigar 350 alunos da rede municipal de ensino a partir da próxima quarta-feira. A Prefeitura de Londrina fez algumas adequações na estrutura interna do local, que conta com piscina, campo de futebol e salão, distribuídos em quase dois alqueires de terreno.
A administração municipal fez as seguintes ações: limpeza total das 46.527 metros quadrados do local com capina, roçagem e poda de árvores; reforma da cozinha e área administrativa; troca da rede elétrica; revitalização da piscina, além de pintura. A iluminação e a segurança foram aprimoradas, já que o Grêmio de Operários conta agora com dois vigias 24 horas por dia, garantindo a segurança dos estudantes. A prefeitura também vai construir mais salas de aula no local.
A Secretaria Municipal de Educação não deixou a parte artística de fora e vai desenvolver no pólo as atividades de artes, teatro, apoio psicológico, produção de textos, jogos de raciocínio. O esporte foi incluído com natação, futebol, recreação e expressão corporal. Há ainda a possibilidade dos estudantes praticarem ginástica artística e rítmica no local.
Barbosa Neto relembrou que o Grêmio de Operários foi utilizado para exploração sexual, cárcere privado e tráfico de drogas. Para o prefeito, o ensino em tempo integral veio mudar esta realidade. “Estamos colocando uma semente, oferecendo educação de qualidade e valorizando as nossas crianças. Sem dúvida, é um dia histórico para a educação de Londrina”, disse.
Segundo o prefeito, a ocupação de Grêmio de Operários é estratégica para desenvolver novas ações em benefício à região leste. “Esta área é de muita vulnerabilidade social. Somente com a educação acreditamos que os nossos alunos poderão enfrentar a violência e a falta de oportunidades. Ela vai sair daqui com barriga cheia e banho tomado, pronta para casa com segurança”, abordou Barbosa Neto.
De acordo com a secretária de Educação, Karin Sabec Viana, o ensino integral deve ser instalado com eficiência em todas as áreas, tanto profissional quanto estrutural. “Repomos a demanda com alguns professores que retornaram de licença e outros que foram admitidos em teste seletivo, orientados pela equipe de educação integral. Até 2012, a previsão é que 10.000 alunos estudem neste regime”, comentou.
O secretário de Defesa Social, Joaquim Antônio de Melo, adiantou que a Guarda Municipal também vai ajudar na segurança do Pólo Leste. “Os agentes farão patrulhamento diário e provavelmente noturno na região. Posteriormente, vamos instalar uma base da guarda, reforçando a tranqüilidade para todos os alunos”, comentou.
Durante a solenidade, o vereador Sebastião dos Metalúrgicos (PDT) lembrou que o prefeito Barbosa Neto foi o autor da lei estadual que determina a aplicação do ensino integral em todo o Paraná.
O Pólo funcionará das 8h às 17h, para atender, em contraturno escolar, os estudantes das escolas municipais da região leste de Londrina. 180 alunos participaram das atividades no período da manhã, das 8h às 12h, e outros 180 no período da tarde, das 13h às 17h. As seguintes escolas municipais serão atendidas:
– Escola Municipal José Garcia Villar, jardim Interlagos.
– Escola Municipal Carlos Zewe Coimbra, jardim Marabá.
– Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Sales, Santa Fé.
– Escola Municipal Anita Garibaldi, Santa Terezinha.
– Escola Municipal Carlos Kraemer, jardim Castelo.
Os estudantes destas escolas que recebem bolsa familiar participarão das atividades no contraturno. A Secretaria de Educação fez uma pesquisa junto à direção das escolas para que crianças em real situação de vulnerabilidade tivessem acesso às atividades desenvolvidas no centro.
A Prefeitura ainda vai entregar nesse ano mais três Pólos Regionais de Ensino Integral, que junto ao que foi inaugurado hoje, irão propiciar a 2.500 crianças ensino em tempo integral no ano de 2011, completando a oferta a sete mil estudantes do estudo em tempo integral.
Além dos Pólos Regionais de Ensino Integrado, 13 escolas municipais de Londrina já possibilitam o ensino integral a 4.500 crianças. São elas:
– Escola Municipal Armando R. Castelo – Distrito de Paiquerê.
– Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas, conjunto João Paz, na região norte.
– Escola Municipal Áurea A. Tóffoli, conjunto Eucaliptos, região leste.
– Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Netto, Distrito de Lerroville.
– Escola Municipal Corina M. Okano, Distrito de Marvilha.
– Escola Municipal Elias Kauam, Novo Amparo, na região norte.
– Escola Municipal John Kennedy, distrito de Guaravera.
– Escola Municipal José Gasparini, conjunto Farid Libos, na região norte.
– Escola Municipal Luiz Marques Castelo, patrimônio do Espírito Santo.
– Escola Municipal Mari Carrera Bueno, jardim Santa Rita, região oeste.
– Escola Municipal Moacyr Teixeira, conjunto Violin, na região norte.
– Escola Municipal Salim Aboriham, Luiz de Sá, região norte.
– Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no conjunto União da Vitória, na região sul.
Estiveram ainda presentes no evento os vereadores Ivo de Bassi (PTN) e Padre Roque Neto (PTB), além dos coordenadores pedagógico e administrativo do Pólo Leste de Educação Integral, Júlio César Salles e Lucas Gonçalves de Souza, respectivamente, além de alguns secretários municipais.
Fotos:.N.com




