Prefeitura de Pato Branco conhece a Diretoria de Tecnologia da Informação
Técnicos do município do Oeste do Estado foram atendidos pelos servidores da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia e conheceram a estrutura de Tecnologia da Informação e de Georreferenciamento

Na manhã desta sexta-feira (28), os técnicos da Prefeitura de Pato Branco vieram ao Município de Londrina, para conhecer a estrutura utilizada no Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e no Sistema de Informação Geográfica de Londrina (Siglon), da Prefeitura de Londrina.
O objetivo da visita foi conhecer como são realizados os processos e procedimentos referentes ao Siglon e obter informações técnicas sobre softwares e plataformas utilizadas para o gerenciamento de dados. Isso porque, segundo a chefe da divisão de geoprocessamento e cadastro técnico da Prefeitura de Pato Branco, Elaiz Buffon, naquele município, está havendo uma modificação do sistema de TI do município, de forma que o mesmo torne-se mais integrado e ágil e a implantação do sistema de georreferenciamento de dados.
Um dos pontos que chamou a atenção da comitiva foi o Dashboard da saúde (clique aqui para vê-lo), em que a população encontra todas as informações atualizadas diariamente, às 18h, sobre a Covid-19. Há o número de pessoas infectadas e de ocupação dos leitos comuns e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), os principais sintomas dos positivados e as áreas mais afetadas pelo novo coronavírus, entre outras.
“Londrina é uma referência em Georreferenciamento, tem um Plano Diretor de Georreferenciamento e uma estabilização de dados muito interessante, além de ser destaque no Paraná como a primeira colocada em transparência pública no Estado. Associado a isso tudo, viemos conhecer a TI do Município, que dá todo o suporte ao geoprocessamento, para os indicadores gerados pela Prefeitura para a análise de dados e tomada de decisão”, disse Buffon.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, destacou a importância da DTI e dos investimentos feitos para aprimorar a estrutura tecnológica da Prefeitura. “A DTI é fundamental não apenas para a administração municipal, mas para Londrina. O serviço prestado é relevante e fizemos investimentos significativos, como há muito não se via. A cidade hoje detém uma tecnologia de informação que é modelo para muitos municípios, sendo que vários técnicos e gestores já nos procuraram para conhecer melhor o trabalho. O segredo é ter uma equipe competente e capacitada, bom planejamento e investimentos. O prefeito Marcelo entende a importância de cuidar bem desse segmento, tem sido algo permanente e que terá continuidade ao longo dos anos”, destacou.
Canhada citou exemplos de projetos viabilizados por meio da DTI. “O sistema on-line para cadastro a agendamento de vacinas contra Covid-19 é uma das ações importantes que colocam Londrina como modelo no Brasil. Outro programa desenvolvido foi o sistema virtual para parcelamento do IPTU. Além disso, o amplo portal oficial da Prefeitura, sempre atualizado e que gera todos os canais de interação com o público”, mencionou.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Londrina, Márcio Horaguti da Silva, é uma satisfação poder compartilhar conhecimentos técnicos com profissionais de um dos municípios polos em Tecnologia da Informação no Paraná. “Para nós, é uma alegria e uma honra recebê-los aqui, pois o Município de Pato Branco é um polo de Tecnologia da Informação naquela região do Estado do Paraná. Então, a Prefeitura de Londrina ver visualizada por outro Município que é referência, engrandece o trabalho da administração pública e é uma forma de reconhecimento, além de ser a demonstração dos efeitos positivos que estamos tendo dos investimentos realizados no último um ano e meio”, explicou Silva.

Durante a visita, os técnicos conheceram a estrutura da TI, a gerência de infraestrutura da TI, que contém toda a inteligência e o banco de dados da Prefeitura de Londrina e a gerência do Siglon. “Nós fizemos a atualização do sistema na semana passada, mudamos para a versão mais recente do ArcGIS 10.8.1. Todos os anos mantemos a modernização dos sistemas, melhoramos a plataforma, disponibilizamos novos widgetds para o cidadão e também para o usuário interno. As novas tecnologias facilitam o acesso à informação para a população e dá mais agilidade aos acessos”, pontuou a gerente de Sistemas de Informação Geográfica de Londrina, Cinthia Mara Camillo.