Cidadão

Saúde prossegue com ações de combate à dengue

Diversos locais vão receber reforço do fumacê em Londrina; Lira começa na próxima segunda

A Secretaria Municipal de Saúde continua atenta à dengue no município. Ações estão sendo reforçadas visando à diminuição da taxa de proliferação do mosquito Aedes Aegypti em todas as regiões da cidade. Trabalho conta com 190 agentes de controle de endemias.

Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Elson Belisário, a situação da doença na cidade já apresenta melhoras significativas, mas ainda é cedo para apresentar resultados concretos. “As Unidades Básicas de Saúde (UBS), já têm recebido menos casos de suspeita de dengue, mas ainda estamos em fase de avaliação dos resultados”, explicou.

Neste último final de semana, a força tarefa que trabalhou mais de 50 dias executando mutirões de combate à dengue fez um arrastão do jardim San Fernando. “Estamos recebendo o apoio da população, o que é muito importante”, ressaltou Belisário.

Apesar dos resultados bastante positivos das ações desenvolvidas, as chuvas do final de semana também têm deixado a Secretaria em estado de alerta. “Se houvesse também a queda de temperatura, ajudaria no controle do desenvolvimento do mosquito, mas essas chuvas leves aumentam os focos de proliferação”, alertou o coordenador.

Nessa semana, vão receber reforço na aplicação do fumacê,  os jardins União da Vitória IV, Acapulco, Europa e Santa Joana, os conjuntos Aquiles Stenghel e Luiz de Sá, as vilas Fraternidade e Marízia e o Centro Social Urbano (CSU).

O coordenador também relembrou que a partir da próxima segunda-feira (11), começam a ser coletadas as informações para a formulação do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Lira), que mostra a incidência do mosquito para que se possa executar novas iniciativas em relação à doença.

Números da dengue

A Secretaria divulgou nesta segunda-feira, os números atualizados sobre a situação da dengue em Londrina até 31 de março. Foram confirmados 3.518 casos de dengue no município, destes, 2.225 através de exame laboratorial e 1.293 por critério clínico epidemiológico, 1.819 casos foram descartados.

A região leste continua na frente, com 1.609 casos confirmados, com uma grande diferença sobre a segunda colocada, a região norte que teve 517 casos confirmados até agora. A região sul confirmou 468 casos, enquanto a região central 450, a oeste 447 e a zona rural apenas 27.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos