Cidadão

Alunos da Rede Municipal estudam Lobato durante o mês

Todos os centros infantis e escolas municipais de Londrina estão trabalhando projetos sobre o renomado escritor de literatura infantil, que nasceu em abril

Durante todo o mês de abril os centros infantis e as escolas municipais de Londrina estão desenvolvendo projetos sobre o escritor brasileiro Monteiro Lobato que nasceu no dia 18 deste mês de 1882.

O estudo em homenagem a Lobato contempla desde a contação de histórias baseadas nos personagens do Sitio do Pica Pau Amarelo, apresentações e pesquisas, de acordo com a idade de cada criança.

De acordo com a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Jacqueline Piccolo Lanfranchi, o objetivo do projeto é incentivar o gosto pela leitura e ampliar o estudo sobre a obra de Monteiro Lobato.

Ela explicou que cada escola concebeu seu próprio projeto e que desenvolvem estudos na hora do conto, na biblioteca, ou mesmo em sala de aula.

“O projeto culmina em um concurso cultural, no qual a educação infantil desenvolverá desenhos e as 4ª séries farão produções de texto”, explicou a coordenadora. Como premiação, a turma do aluno premiado da educação infantil ganhará jogos pedagógicos, e a sala do aluno premiado do 4ª série, irá viajar para Taubaté, São Paulo, cidade em que nasceu o escritor.

Monteiro Lobato

José Bento Renato Monteiro Lobato (1882-1948), mais conhecido somente por Monteiro Lobato, nasceu no dia 18 de abril de 1882, em Taubaté, São Paulo. É considerado um dos mais influentes escritores brasileiros, e um dos principais expoentes da literatura infantil, e por isso, é homenageado até os dias de hoje, na semana em que se comemora o seu nascimento, por volta de 18 de abril.

Dono de estilo conciso e vigoroso, com forte dose de ironia, utilizava uma linguagem clara e objetiva, compreensível ao grande público.  

Lobato ficou conhecido pelo conjunto educativo de suas obras de livros infantis, que constitui, aproximadamente, metade da sua produção literária. É bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.  

Escreveu incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.  

Fora os livros infantis, Lobato escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos