Destaques

Abordagem da Operação Noite Fria amplia alcance com transporte em micro-ônibus

Com o veículo, equipes conseguiram aumentar e agilizar o encaminhamento de pessoas em situação de rua para as vagas de pernoite

A Operação Noite Fria, realizada pela Prefeitura de Londrina para acolher a população em situação de rua, conta com novo reforço. Desde o final de junho, o trabalho de abordagem e sensibilização das pessoas desabrigadas está sendo realizado com auxílio de um micro-ônibus da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Foto: Vivian Honorato

Pela Operação Noite Fria, diariamente, as equipes de orientadores sociais da SMAS percorrem pontos estratégicos de Londrina, onde costuma ter um grande número de pessoas desabrigadas. Foram mapeados 80 pontos da cidade com maior potencial de aglomerações.

A partir das 20h, os orientadores sociais conversam e sensibilizam essas pessoas para que aceitem uma vaga de pernoite, oferecida pela Prefeitura em duas instituições: o Centro de Assistência e Recuperação de Vidas Morada de Deus e a Associação MMA.

Foto: Emerson Dias/Arquivo

Para a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, o micro-ônibus ampliou a capacidade de atendimento da Operação Noite Fria e qualificou o trabalho das equipes. “A utilização do micro-ônibus foi uma alternativa para aumentar a proteção social das pessoas em situação de rua especialmente durante a noite. Ele permite uma cobertura maior do número de pessoas atendidas e, também, a identificação de que é um serviço oficial da SMAS”, disse.

No total, a Operação Noite Fria abrange 90 vagas de acolhimento para homens e mulheres. O objetivo principal deste trabalho, que é desenvolvido todos os anos, é proteger essas pessoas do frio e garantir sua alimentação no período em que as temperaturas atingem os níveis mais baixos.

De acordo com a gerente de Serviços de Média Complexidade da SMAS, Sara Alexius, para o mês de julho a Operação Noite Fria teve aumento nas escalas da equipe de abordagem, e também do número de vagas de acolhimento disponíveis na Associação MMA. “Também foi estendida a duração de 12h para 24h, ou seja, a pessoa acolhida para pernoite pode permanecer na Associação por mais tempo, se desejar”, detalhou.

Antes do micro-ônibus, as equipes de abordagem utilizavam veículos menores, o que tomava mais tempo entre o contato da abordagem e o encaminhamento para a vaga de pernoite. “Com o micro-ônibus a gente pode transportar um número maior de pessoas e de forma segura, distantes umas das outras, o que é muito importante por conta da pandemia. A população em situação de rua está aprovando essa ideia, porque é uma solução que agiliza nosso trabalho, e isso os motiva a aceitarem as vagas”, contou a coordenadora de Abordagem Social da SMAS, Jenifer Araujo Barroso Bilar.

Doações – As duas instituições conveniadas à Prefeitura para a Operação Noite Fria estão recebendo doações de itens que serão destinados às pessoas em situação de rua. Cobertores, produtos de higiene pessoal e de limpeza, calçados, agasalhos, toalhas e outros itens de necessidade básica serão bem-vindos. As entregas podem ser feitas todos os dias da semana, nos endereços abaixo.

No Centro de Assistência e Recuperação de Vidas Morada de Deus, são acolhidos homens e mulheres. Por isso, a entidade está recebendo doações de itens masculinos e femininos. O endereço para entrega é Rua Guilherme da Motta Correia, 3.381, Jardim Shangri-lá, e o telefone é (43) 3348-5374.

Já a Associação MMA fica na Rua Elízio Turino, 450, Jardim Sabará; e por ser um acolhimento para homens, a arrecadação é peças de roupas e calçados masculinos. O WhatsApp para contato é (43) 9-8406-8674.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, no 3378-0024.

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos