Procon identifica preços praticados em 109 postos de Londrina
Levantamento divulgado nesta terça-feira revelou um sensível aumento no preço médio da gasolina e redução de 24% nos valores aplicados no preço do álcool
O Núcleo Municipal de Defesa ao Consumidor de Londrina (Procon) divulgou hoje (16), em sua página no portal da prefeitura (www.londrina.pr.gov.br/procon), a pesquisa realizada sobre os preços praticados nos combustíveis. Nesta segunda-feira, 109 estabelecimentos comerciais foram consultados, sendo que oito se recusaram a fornecer informações, sete estavam com o telefone desativado e 12 não atenderam as ligações.
Nos preços máximos, o levantamento apontou uma queda nos valores aplicados no álcool (-20,08%), atingindo R$ 1,99 em maio. A gasolina teve pouco aumento (2,08%), enquanto o diesel permaneceu o mesmo (0%), desde a última pesquisa realizada, no mês de março. Na tabela mínima, o Procon detectou variação de -25,84% no álcool, elevação de 1,93% na gasolina e queda de -1,08% no diesel. Os preços médios atingiram -24,27% para o álcool, 0,89% de aumento para a gasolina e a mesma porcentagem da última pesquisa para o diesel.
De acordo com o coordenador do Procon, Carlos Neves Júnior, o trabalho de pesquisa é fundamental. “De um lado, estamos dando cumprimento às normas protetivas do consumidor, principalmente quanto ao caráter informativo. De outro, a pesquisa passa por uma análise e acompanhamento quanto aos preços praticados na venda ao consumidor, com o intuito de se evitar eventuais abusos no setor”,disse.
Neves argumentou ainda que a pesquisa serve para orientar os consumidores na hora de abastecer o carro. “É importante que a pessoa acesse o link do Procon no portal da prefeitura e esteja ciente sobre os preços praticados. O levantamento serve para identificar onde o consumidor pode ter uma economia efetiva na hora de abastecer o tanque”, comentou.
Foto:Luiz Jacobs.