Cidade

Acesf finalizou o levantamento de jazigos abandonados

Cerca de mil túmulos estão em estado de abandono ou ruínas no Cemitério Jardim da Saudade; dos 6.518 túmulos do São Pedro, 129 estão no mesmo estado

A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) finalizou ontem (16) o levantamento dos jazigos em estado de ruína ou abandono feito nos Cemitérios Jardim da Saudade e São Pedro. Essa foi a primeira etapa para a regularização dos túmulos.

A superintendente da Acesf, Luciana Viçoso, disse que a expectativa inicial era de que fossem encontrados 500 túmulos neste estado no Jardim da Saudade. Mas,  foram apurados 989 jazigos em estado de ruína ou abandono, de um total de cerca de 11.500. Já no Cemitério São Pedro, dos 6.518 túmulos, 129 estão em ruínas.

“Os proprietários desses túmulos precisam procurar a Acesf para retirar a licença e começar a reforma em seus jazigos”, declarou Luciana. Como forma de avisar os proprietários, a Administração está preparando cartas para serem enviadas. “Elas serão encaminhadas para o endereço que consta aqui na Acesf”, ressaltou.

A partir da data de recebimento das cartas, o proprietário tem 10 dias para procurar a Acesf e retirar a licença para a reforma. “Depois, damos 30 dias para que a reforma seja feita, por isso pedimos que a população não espere pelas cartas. Nos cemitérios nós estamos identificando esses túmulos com um X”, explicou a superintendente.

A Acesf disponibiliza o telefone 3323-7275 para que os donos dos jazigos liguem e se informem sobre o estado de seu túmulo. “É uma oportunidade de se regularizarem diante da Administração. Os proprietários têm o uso perpétuo de seus jazigos, no entanto, se estiver em estado de abandono ou ruínas nós vamos revogar o uso”, completou Luciana.

Com o fim dos prazos, a Administração fará um novo levantamento e publicará em jornal de grande circulação, três vezes no mês, o nome dos proprietários dos jazigos abandonados. “Se mesmo assim o dono não procurar a Acesf e resolver a situação de seu túmulo, nós o revogaremos através de um decreto. O levantamento é uma forma de manter os cemitérios com boa aparência”, concluiu a superintendente.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos