FML seleciona jovens para formar Orquestra Sinfônica
Interessados devem se inscrever pelo site www.fml.com.br; selecionados poderão participar gratuitamente de todos os cursos do festival
A equipe organizadora do 31º Festival de Música de Londrina está recebendo inscrições para a formação da Orquestra Sinfônica Jovem Votorantim. Jovens musicistas de 15 a 29 anos que desejem participar do evento, que será realizado de 9 a 24 de julho, já podem retirar sua ficha de inscrição, mediante acesso ao site www.fml.com.br. O prazo para inscrições termina no dia 15 de junho.
Serão selecionados 100 jovens, entre instrumentistas, monitores e chefes de naipe, que serão regidos durante o Festival, pelo conhecido maestro japonês, Daisuke Soga. Os inscritos passarão por uma pré-seleção, que deve ter seu resultado divulgado pelo site do festival no dia 25 de junho. Os testes finais serão realizados no dia 10 de julho, em Londrina.
Segundo a coordenadora pedagógica do Festival de Música de Londrina, Lilian Almeida, o principal objetivo da formação desta orquestra é ajudar na formação dos jovens músicos. “Eles poderão expor seu material, fazer a troca de informações e aumentar seu conhecimento de repertório orquestral sinfônico”, disse.
Lilian também afirmou que essa é uma oportunidade do público londrinense estar em contato com uma orquestra exclusivamente formada por jovens. “Ainda, terão a oportunidade de apreciar uma orquestra regida por esse excelente maestro, titular da sinfônica de Tóquio, Daisuke Soga”, completou.
Além de grandes solistas que vão participar do festival, juntamente com a Orquestra, Lilian informou que, a cada ano, aproximadamente, 1.200 alunos participam das oficinas e cursos. “Recebemos alunos de quatro anos até a terceira idade, para os cursos de toda a parte instrumental e vocal. É uma grande troca de experiências”, declarou.
Seleção
Para se inscrever, o estudante deve preencher a ficha disponível no site e enviá-la, pelo correio, para o endereço : Rua Pio XII, Centro, juntamente com um DVD, com a gravação de duas peças executadas pelo candidato inscrito, que pode ser solo ou câmara de preferência de autor nacional, um currículo, fotocópia do RG e carta de apresentação do professor.
Após passarem pela pré-seleção, os jovens devem ser submetidos, ainda, a uma prova de leitura à 1ª vista e executar o repertório gravado no DVD. Os selecionados receberão ajuda de custo de R$300, hospedagem e alimentação gratuitas, no período do festival e isenção das taxas de inscrição dos seus cursos.
O FML foi um dos 16 projetos contemplados na seleção pública do Instituto Votorantim, que contou com 1780 projetos inscritos. O Instituto vai investir R$ 3 milhões nas 16 produções artísticas selecionadas, de diversas áreas culturais.
O Festival de Musica de Londrina recebe o apoio do Programa de Incentivo à Cultura (PROMIC) da Prefeitura de Londrina, Governo do Estado do Paraná, Universidade Estadual de Londrina e Associação dos Amigos do Festival de Música de Londrina. “Em nome de toda a comunidade musical, nós agradecemos pelo apoio e assistência positiva que todos têm nos dado para a realização deste evento há 31 anos”, declarou.