Número de notificações da dengue diminui em Londrina
Clima desfavorável para o desenvolvimento da larva e ações continuadas do setor de Endemias colaboraram para resultado positivo
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta segunda-feira (13), números atualizados sobre a situação da dengue em Londrina que, quando comparados aos números levantados nas últimas semanas, apresenta uma melhora bastante positiva. Foram apenas 92 casos notificados nesta última semana.
Segundo a gerente de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Sandra Caldeira, a cidade está passando por um momento mais positivo. “As notificações estão diminuindo e os números de confirmações são de casos mais antigos, cujos resultados estão chegando agora”, informou Sandra.
Além do clima desfavorável para o desenvolvimento da larva do mosquito transmissor, as ações desenvolvidas pelo setor de Endemias também têm sido fundamentais para os resultados favoráveis. “Estamos realizando ações continuadas, para que os números continuem baixando. Mas estamos numa fase bastante sossegada, onde há menor circulação do mosquito”, contou Elson Belisário, coordenador de Endemias.
Os trabalhos, que vêm sendo realizados junto aos condomínios, já estão sendo finalizados, mas as fiscalizações de rotina continuam. “As atividades junto às imobiliárias, também, prosseguem. É um trabalho a longo prazo, de orientação contínua, para que as casas, que estão fechadas, não se tornem criadouros do mosquito”, enfatizou o coordenador.
Belisário informou, ainda, que todo o efetivo de agentes está fazendo visitas domiciliares preventivas. “Durante esta semana, estaremos com os 189 agentes trabalhando nas ruas. Também, vamos fazer a aplicação de inseticida tipo fumacê nas regiões sul e oeste”, disse.
Números da dengue
Durante a última semana, foram notificados 12.901 casos; destes, 7.280 casos foram confirmados, 1.123 estão em andamento e 4.498 casos foram descartados. A região leste apresenta 2.443 casos confirmados, a região norte teve 1.367, a oeste 1.245, a sul confirmou 1.153 casos, enquanto a região central 1.017 e a zona rural 55. Quatro óbitos por dengue foram registrados até o momento.




