Defesa Social já qualificou 240 agentes para o atendimento à comunidade surda
Os guardas municipais estão estudando introdução à Libras durante a qualificação profissional de 2021
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A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina (Cfgm), já qualificou 240 agentes da instituição para o atendimento básico à população surda por meio do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Neste ano, o novo conhecimento foi inserido à grade da capacitação anual que todos os guardas participam, denominada Estágio de Qualificação Profissional (EQP) que tem duração de 80 horas/aula, das quais 5 horas/aula (6,25% do total) são dedicadas ao aprendizado da língua. O principal objetivo da qualificação é manter os servidores públicos atualizados para executarem suas atribuições junto à comunidade.
José Henrique de Souza, agente da instituição, é formado em Pedagogia pela UEL e instrutor habilitado em Libras, falou sobre o desempenho dos colegas. “Tenho satisfação em participar desse processo importantíssimo da nossa Guarda Municipal. Processo de uma cultura de humanização, de acolhimento e inclusão. Anteriormente tive a oportunidade de repassar o conhecimento aos colegas da guarda escolar, e dessa vez todos os demais agentes terão essa introdução à Libras. A aceitação do efetivo vem me surpreendendo, pois o interesse tem sido geral. Vários parceiros me procuram em busca de material de apoio sobre o conteúdo, o que mostra que vamos avançar bastante sobre esse tema”, informou.
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Ementa
Durante as aulas são trabalhados conceitos básicos de libras; Fundamentos históricos da educação de surdos; Legislação específica; Aspectos linguísticos da Libras e a prática dos sinais básicos para atuação do agente.
Objetivo geral
Levar a informação de modo que o agente compreenda os aspectos básicos da Língua Brasileira de Sinais, contribuindo para a inclusão social dos surdos. Promover a Libras como meio de acessibilidade das pessoas surdas a partir da função do agente da Guarda Municipal de Londrina. Compreender aspectos básicos necessários à comunicação no cotidiano do agente público.
Histórico
A Libras tornou-se o meio de expressão e comunicação oficial da comunidade Surda a partir do ano de 2002, através da popularmente conhecida como Lei de Libras, n° 10.436/2002. A partir de então, ficou obrigatória a difusão da língua pelo poder público. Portanto, a secretaria de Defesa Social elaborou um cronograma e incluiu o estudo da língua na capacitação de 2021.
Souza disse ainda que trabalha a apresentação do tema de forma leve e com exemplos práticos. “Nas aulas busco apresentar o conteúdo de maneira leve, pois por se tratar de algo novo gera muitas dúvidas. Usamos exemplos cotidianos, de como um cidadão Surdo busca informação a uma equipe da GM, numa situação de atendimento nós próprios públicos, entre outros”, disse.
O secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, avaliou positivamente a inclusão desse tema à grade de formação. “Nós cumprimos o que manda a lei. Essa qualificação nos permite dar o suporte necessário e de forma inclusiva a todos os cidadãos. Nossa missão é ter uma Guarda Municipal cada vez mais forte e atuante para poder prestar o melhor atendimento sempre que formos solicitados. Nosso quadro de agentes é bastante diversificado. Temos profissionais com diversas habilidades específicas que contribuem para melhorar o serviço prestado pela instituição junto à população”, informou.