Casos de dengue têm queda em Londrina - Blog Londrina
Cidadão

Casos de dengue têm queda em Londrina

Apenas dois casos esta semana; convênio com PATRL permite que pessoas cumpram penas alternativas 

Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenadoria de Endemias, registrou apenas dois novos casos de dengue confirmados na cidade. Um dos casos foi registrado na região central da cidade e o outro na região leste.

Segundo o coordenador de Endemias, Elson Belisário, o número de notificações passou de 13.346 da semana anterior, para 13.356 nesta semana. “Mas o número de casos continua o mesmo: 7.383, porque encontramos dois casos registrados na região oeste que estavam duplicados no banco de dados”, completou.

O clima seco colabora com o controle dos criadouros, já que mesmo com o tempo quente, se não chover, o mosquito não encontra condições favoráveis para se reproduzir, como explicou Belisário. “Mesmo que, no último LIRA, os dados apontem para um maior número de criadouros internos, os mais significativos sempre são aqueles que estão nos quintais, mas estamos realizando visitas frequentes em todas as regiões”, reforçou.

Ações

Belisário destacou que, nesta segunda-feira (19), a coordenadoria de Endemias se reúne às 14h30 com representantes do Patronato Penitenciário de Londrina (PATRL), para um trabalho conjunto nas ações de combate à dengue. O PATRL é uma unidade do Departamento Penitenciário (Depen), que supervisiona e fiscaliza o cumprimento de penas alternativas para os réus de processos judiciais.

Casos de dengue têm queda em LondrinaSegundo o coordenador de Endemias, a Secretaria de Saúde já firmou um convênio com o PATRL, para que cerca de 50 pessoas, com pena de prestação de serviços à comunidade, possam cumprir suas penas, mediante prestação de serviço no controle da dengue. “Nesta reunião, vamos discutir a possibilidade destas pessoas começarem ainda esta semana, ajudando nas ações em terrenos baldios e fundos de vale”, contou Belisário.

Na quarta-feira (21), a coordenadoria também deve se reunir com a Secretaria de Educação, para discutir e agendar a capacitação que está prevista para ser oferecida aos professores da rede municipal de ensino.

Os agentes de Endemias continuam, durante toda a semana, com os trabalhos preventivos, com visitas periódicas às residências, mas também priorizam as visitas a oficinas mecânicas e borracharias, consideradas locais de risco. “Esta semana, também, vamos pedir ao Ministério da Saúde uma capacitação especial aos nossos orientadores de equipe, para o uso mais eficaz de um novo larvicida que estamos utilizando”, completou Belisário.

Foto: Ilustrativa.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal