Unidades Básicas de Saúde 24 horas recebem novos plantonistas
UBS do PAI, PAM e Leonor, recebem novos médicos plantonistas a partir do dia 1º de outubro
O secretário Municipal de Saúde, Márcio Nishida, informou que, a partir do dia 1º de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento 24 horas, PAI, PAM e Leonor, recebem novos médicos plantonistas. Segundo Nishida, os novos médicos serão remanejados das UBS’s, de 16 horas, do União da Vitória e Maria Cecília, que passam a receber o atendimento dos médicos plantonistas da empresa Pró-Ativa. “Essa transferência foi decidida, pois, as unidades do PAI, PAM e Leonor têm uma demanda de atendimento, quatro vezes maior do que as outras”, esclareceu.
O secretário de saúde explicou ainda, que essa realocação tem o objetivo de atender a escala de plantões, que prevê, na unidade do Leonor, quatro médicos plantonistas por período e, no PAM, cinco plantonistas por período. “Através dessa mudança, iremos diminuir o tempo de espera para os atendimentos”, complementou.
Nishida contou que essa ação foi recomendada pelo Conselho Regional de Medicina que esteve em Londrina no mês de fevereiro deste ano. “Foram feitas algumas indicações por parte do Conselho. Entre elas, a falta de medicamentos, que já foi resolvida, e o aumento do número de plantonistas necessários para cobrir as escalas de plantões, o qual pretendemos sanar através dessa atuação”.
Segundo Nishida, a transferência desses profissionais é temporária. “No início de novembro, serão contratados 15 médicos plantonistas, que passaram no concurso público promovido pela prefeitura de Londrina. Após a contratação, os médicos remanejados retornaram às UBS’s do União da Vitória e Maria Cecília”. O secretário destacou, também, que essa mudança facilitará a reforma destas quatro unidades de saúde. “Serão atendidas uma unidade por vez, cada uma de acordo com suas necessidades. Priorizaremos a reforma das UBS’s do União da Vitória e Leonor.”
Sobre a mudança do atendimento nas UBS’s do União da Vitória e Maria Cecília, o secretário de Saúde disse não haver modificações, pois a empresa contratada, Pró-Ativa, fornecerá os médicos necessários para cobrir a escala de plantão. Ainda, segundo Nishida, a Pró-Ativa foi contrata por meio da licitação ganha em maio deste ano.