Cidadão

Cohab Londrina participa de debate regional sobre o Plano Nacional de Habitação

Realizado na quarta-feira (8), encontro reuniu representantes de instituições da região sul; discussão abordou os principais desafios para a política habitacional da região nos próximos 20 anos

O presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), Luiz Cândido de Oliveira, participou, na quarta-feira (8), de um webinário voltado a debater a construção do Plano Nacional de Habitação – PlanHab 2023-2040. Promovido pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR), o evento reuniu representantes de instituições, estados e municípios da região sul, que realizaram um diálogo sobre os principais desafios para a política habitacional da região nos próximos 20 anos.

No dia 24 de novembro, o MDR havia dado início ao processo colaborativo de elaboração do PlanHab 2023-2040 com uma oficina de enfoque nacional. Posteriormente, foram realizados encontros relativos às regiões norte, nordeste e centro-oeste. Todos os webinários foram transmitidos ao vivo no canal de Youtube do Ministério, permanecendo gravados após a sua conclusão.

Entre os principais tópicos debatidos no webinário de quarta-feira (8), estiveram o diagnóstico da habitação de interesse social na região sul do Brasil, destacando seus aspectos positivos, práticas bem-sucedidas e pontos que precisam ser aperfeiçoados. Além disso, também foi discutida a necessidade de atendimento à diversidade bioclimática da região sul, com uma reflexão sobre a arquitetura da habitação de interesse social, voltada à implementação de moradias adequadas às características peculiares de cada cidade.

O evento também abordou as necessidades específicas de segmentos populacionais como indígenas, pessoas em situação de rua e ciganos. O presidente da Cohab-Ld, Luiz Cândido de Oliveira, explicou que esses grupos necessitam de uma atenção social especial pois, no contexto da pandemia, a habitação de interesse social passou a ser encarada como questão de saúde pública.

Ainda segundo Oliveira, as discussões realizadas proporcionarão um panorama amplo das diversidades apresentadas em cada região brasileira, e os dados coletados serão analisados, compilados, discutidos e embasarão a formulação de novas propostas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

“Participar de um evento como esse é primordial para que possamos colocar a cidade de Londrina no panorama nacional de habitação de interesse social. Nosso objetivo é levar às famílias londrinenses mais dignidade e cidadania, garantindo a elas uma habitação que atenda aos seus anseios, com sustentabilidade e habitabilidade”, frisou o presidente da Cohab Londrina.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o presidente da Companhia de Habitação de Londrina, Luiz Cândido de Oliveira, pelo telefone (43) 3315-2233.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos