Encontro aproxima empresas do poder público
Fomenta será realizado amanhã para incentivar pequenas empresas a participarem das compras governamentais
A prefeitura de Londrina participa amanhã (5) do evento Fomenta – Encontros Regionais de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, promovido pelo Sebrae/PR, na cidade, das 9h às 17h, no Hotel Boulevard Higienópolis, na avenida Higienópolis, 199. O evento é fruto da parceria do Sebrae/PR, Sebrae Nacional e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com o apoio do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Esta é a primeira vez que o Fomenta realiza o Circuito no Paraná.
A legislação brasileira permite que micro e pequenas empresas participem de processos de licitação, de uma maneira mais competitiva, com médias e grandes empresas. No entanto, grande parte dos empresários de pequenos negócios não sabe como proceder, quando o assunto é licitação ou compras públicas. O Fomenta busca, então, aproximar os empreendedores de pequeno porte do poder público e de empresas âncoras.
A proposta do evento é melhorar o relacionamento de empresários de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais – aqueles que faturam até R$ 36 mil por ano – de compradores públicos, incentivando o aumento do volume de produtos e serviços oferecidos por esses segmentos empresariais, no atendimento de demandas previstas pelo setor público. Correios, Secretaria do Estado e da Educação, Departamento de Compras do Governo do Estado, Prefeitura de Cambé, Prefeitura de Ibiporã e Cohapar, são alguns exemplos do público do evento de amanhã.
Além de micro e pequenas empresas, que vendem ou pretendem vender para governos federal, estadual e municipal, o Fomenta reúne também secretários municipais, agentes de desenvolvimento, servidores públicos, profissionais de compras públicas, pregoeiros e membros das comissões de licitação. “Nossa intenção é criar condições para ampliar a participação dos empresários nas compras governamentais. Orientar e aproximar empresas de prefeituras e governos é um passo importante para o desenvolvimento da nossa região”, disse o consultor do Sebrae/PR, Júlio Rodrigues.
De acordo o consultor, a programação do Fomenta abrange diversos assuntos. O evento oferece oficinas ministradas pelas empresas âncoras sobre os processos licitatórios. Nos encontros de negócios, as empresas âncoras conferem a expectativas das pequenas empresas na participação de licitações e compras públicas. Também, haverá uma apresentação das empresas âncoras sobre a importância das Centrais de Negócios, que mostra como a união dos empreendedores de pequenos negócios pode reduzir custos e aumentar a lucratividade.
No evento, ainda serão realizadas palestras e painéis setoriais de capacitação para informar empresários e empreendedores individuais sobre quais são as exigências e os trâmites dos processos de licitação. O Fomenta possibilita que dúvidas sobre compras governamentais sejam esclarecidas, facilitando o processo.
Potencial
Informações divulgadas pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) dão conta de que as micro e pequenas empresas brasileiras aumentaram significativamente a venda de produtos e serviços aos órgãos da administração pública federal. Só no primeiro semestre deste ano, foram firmados R$ 5,29 bilhões em contratos contra R$ 3,69 bilhões do mesmo período de 2010, o que corresponde a um crescimento de 43,36%.
Hoje, as micro e pequenas empresas já representam 67% do total das empresas de todos os portes que comercializam com a administração pública. Esse percentual vem aumentando gradativamente, desde a entrada em vigor da Lei Geral. No Brasil, antes da aprovação da legislação, a participação de pequenos negócios em compras governamentais registrava, em média, 17% do volume total. Os números mostram que o empresário deve avaliar o governo como um potencial cliente.