Cidadão

Curso de Terapia Comunitária Integrativa forma 47 profissionais

Alunos recebem diploma das 240 horas de curso teórico; formandos são profissionais de saúde

Na próxima quinta-feira (10), às 8h30, a Autarquia Municipal de Saúde de Londrina realiza a formatura dos 47 alunos da quarta turma do curso de Terapia Comunitária Integrativa (TCI). A cerimônia acontece na Fundação Tamarozzi, localizada na rua Almeida Garret, 115, jardim Mediterrâneo.

O IV Curso de Terapia Comunitária Integrativa teve início em outubro de 2010. No dia 10 deste mês, os formandos recebem o diploma de conclusão das 240 horas de curso teórico vivencial, porém, no ano que vem, continuam as suas atividades para completar as 120 horas de estágio prático.

Londrina é pioneira no curso, iniciado na cidade, em 2002, e difundido por todo o Brasil pelo Ministério da Saúde. Atualmente, 22 unidades de saúde, em Londrina e região, realizam o trabalho de Terapia Comunitária. Cada grupo atende em média de 20 a 70 pessoas. “A Terapia Comunitária oferece condições para o profissional de saúde acolher o sofrimento humano”, enfatizou a coordenadora da TCI, Maria da Graça Pedrazzi Martini.

O atendimento é feito, uma vez por semana, quando o grupo se encontra e trabalha em forma de roda. “A TCI trabalha como instrumento de promoção de saúde, agindo na prevenção. É importante ressaltar que a Terapia não substitui nenhuma especialidade, como a psicoterapia, porém, é um complemento aos tratamentos médicos”, esclareceu Graça.

No dia 10 deste mês, serão formados, nesta quarta turma, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliares de enfermagem, profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde das Famílias (NASFs), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), da maternidade, dos Prontos de Atendimento Municipal e, também, lideranças comunitárias que apoiam o trabalho na atenção básica. “Todos os profissionais de saúde podem participar do curso de Terapia comunitária”, concluiu a coordenadora.

Devem estar presentes na cerimônia de entrega de diplomas, o secretário Municipal de Saúde, Márcio Nishida, o diretor da Diretoria de Ações em Saúde (DAS), Rodrigo Avanso, assessores e docentes do curso.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos