Assistência Social capacita coordenadores para ampliar atendimento às famílias
No encontro desta quinta-feira (10) foram apresentados os três pilares que vão conduzir o trabalho deste ano, formando multiplicadores para atuarem nos territórios

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promoveu, nesta quinta-feira (10), uma capacitação para coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Abordagem Social e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). O objetivo é formar multiplicadores para que Assistência Social possa estar mais presente nos territórios e microterritórios, ou seja, perto da população.

Para isso, a formação, que aconteceu no auditório da Prefeitura de Londrina, com a presença da secretária da pasta, Jacqueline Marçal Micali, abordou três pilares que a SMAS vai implementar esse ano: Educação Permanente; Vigilância Socioassistencial; e Referência e Contrarreferência.
A secretária municipal de Assistência Social explicou que a Educação Permanente consiste em promover cursos e capacitações, como a que aconteceu hoje. Já a Vigilância Socioassistencial significa se aproximar dos territórios, para saber de perto o que a população precisa, a fim de que se possa atuar de forma mais prática e ágil. “A Referência e Contrarreferência é uma grande novidade na Assistência. Antes, a família não sabia a sua referência; por exemplo, ela chegava em um CREAS, mas para ela ter acesso a um benefício, precisava ir para um CRAS. Hoje não, pois o CREAS também passou a fazer a concessão de benefícios, para atender todas as demandas da família”, contou.
A secretária também explicou que, antes, quando a criança que estava em um acolhimento era desacolhida e voltava para sua família, não era necessariamente acompanhada pelo CRAS, diferente do que acontece hoje. “Agora fazemos uma discussão de caso, para que essa criança que vai voltar para o território também possa ser atendida pela rede socioassistencial. Todas estas ações que estamos fazendo é para que a centralidade esteja na família, ou seja, para que possamos promover o aumento de vínculos com a família em seu território”, expôs.
A formação desta quinta-feira (10) é a continuidade de outra capacitação, realizada em dezembro de 2021. Na ocasião, foi apresentada essa nova proposta aos coordenadores, que puderam apontar suas dúvidas e dificuldades. Hoje, a SMAS está apresentando as ações e soluções das dificuldades que foram indicadas no encontro anterior.
Além da secretária municipal, o encontro foi conduzido pela diretora de Proteção Social Básica, Adriana Santos; pela diretora de Proteção Social Especial, Josiane Nogueira; Edsonia Marcelino, responsável pela Educação Permanente; e Tatiane Ostechi, da Vigilância Socioassistencial.