Técnicos da Londrina Iluminação fazem treinamentos especiais
Objetivo é promover a padronização dos protocolos de segurança; atividades práticas são realizadas com postes pré-instalados e simulados com ramais telefônicos e de energia


Com o objetivo de qualificar ainda mais seus profissionais para a execução de trabalhos de manutenção, a Londrina Iluminação está promovendo o treinamento interno “Padronização dos Procedimentos de Trabalhos Operacionais”, voltado para 29 agentes-eletricistas. O programa vai até o próximo dia 4, e tem carga horária de 16 horas. Para realizar toda a ementa, os participantes foram divididos e escalonados em quatro turmas.
A parte prática é realizada na recém-inaugurada Área de Treinamento do Parque de Operações da empresa, que fica na Avenida Luigi Amorese, região oeste de Londrina. No local, há postes pré-instalados e simulados com ramais telefônicos e de energia, como os que são encontrados nos postes das vias públicas. As atividades são coordenadas por dois coordenadores do Setor Operacional e um técnico de Segurança do Trabalho da companhia.
“A importância do curso, como o próprio nome diz, é refinar a padronização dos protocolos de segurança para consolidar e melhorar a produção e qualidade dos serviços”, explica o diretor de Operações da empresa, Alexander Farias Fermino.

Durante o treinamento, são repassadas e abordadas inclusive algumas ações referentes às Normas Regulamentadoras (NR). Esses itens são disposições complementares da Medicina do Trabalho constantes da CLT e, no caso, concernem noções sobre “Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade” (NR-10) e “Trabalho em Altura” (NR-35). A atividade também trata de diretrizes para acesso a estruturas, como escadas extensivas de fibra e cestos aéreos, e procedimentos para modernização e manutenção de iluminação viária e ornamental.
Fermino salienta que posteriormente serão feitas, também na Área de Treinamento, ações para capacitação em instalação e manutenção de rede de energia elétrica, seguindo rigorosamente os padrões de segurança estabelecidos inclusive pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).