Cidade

Secretaria de Recursos Humanos elabora manuais sobre uso e aquisição de EPIs

Materiais foram desenvolvidos pela Gerência de Segurança e Saúde Ocupacional (GSSO) e são voltados, especificamente, para a Gerência de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), por meio da Gerência de Segurança e Saúde Ocupacional (GSSO), produziu dois manuais com orientações sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e procedimentos para a aquisição desses itens.

O coordenador de Endemias da SMS, Nino Ribas, com um dos manuais desenvolvidos pela GSSO. Foto: SMRH/Divulgação

Elaborados com foco nas atividades da Gerência de Vigilância Ambiental (GVA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os documentos foram desenvolvidos a partir da pesquisa “Definição de comunicação e segurança do trabalho em instituição pública: um estudo de caso inicial”. O material é de autoria de três servidores da GSSO: a técnica de segurança do trabalho, Kelly de Lima, e os engenheiros do trabalho Anelise Junker e Gilberto da Silva.

De acordo com Junker, um dos manuais é voltado aos agentes que trabalham nas coordenadorias de Endemias e de Saúde Ambiental e Zoonoses, ambas da GVA, enquanto o outro contempla as chefias desses setores. Os itens foram apresentados e entregues à Gerência de Vigilância Ambiental nesta quinta-feira (3).

“As equipes da Gerência de Vigilância Ambiental realizam tarefas muito diversas e complexas, que envolvem vários tipos de EPIs, tendo que lidar com animais peçonhentos, aplicar inseticidas em diferentes locais ou fazer a análise de água contaminada, por exemplo. Por isso, procuramos definir de forma clara que equipamentos devem ser utilizados em quais momentos e atividades. Já o manual voltado às chefias fornece orientações sobre os diferentes tipos e categorias de EPIs, informando sobre como realizar as licitações para a aquisição desses materiais”, explicou a técnica de segurança do trabalho.

O gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da SMRH, Rodrigo Bacarin, destacou que, além de propiciar mais segurança e proteção à saúde dos agentes que utilizam EPIs, os manuais também contribuem para a economia de recursos públicos. “Esses documentos incluem orientações sobre o uso correto e conservação dos equipamentos, o que possibilita aumentar a sua durabilidade. Os profissionais da GSSO já estão trabalhando em manuais direcionados a outros setores, com um olhar detalhado para cada atividade”, frisou.

Conforme o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Lyonel Martinez, a iniciativa de elaborar os materiais partiu de uma solicitação feita pela GVA à equipe da GSSO. “Identificamos que nossos servidores vinham apresentando uma série de problemas de saúde e que isso era causado, em parte, pelo uso incorreto de EPIs. Em vista disso, abrimos as nossas portas para a GSSO, que acompanhou os agentes em visitas de campo com o objetivo de elaborar esse material, que é um respaldo técnico importantíssimo para o nosso trabalho”, afirmou.

Ainda segundo Martinez, os responsáveis pelos setores contemplados irão analisar os manuais recebidos com o objetivo de elaborar treinamentos para seus servidores, assim como propor atualizações e aperfeiçoamentos para os documentos.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos