Evento virtual debate a identidade da mulher trabalhadora na educação
O encontro celebra o Dia Internacional da Mulher e compõe a programação do Mês da Mulher em Londrina

Neste sábado (5), das 9h às 12h, será realizado o encontro on-line “A Identidade da Mulher Trabalhadora na Educação”, que terá um bate-papo com a participação de mulheres representantes de diferentes segmentos de atuação em Londrina. O evento é aberto ao público e será transmitido, ao vivo, pelo Facebook da APP Sindicato Londrina (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná), que organiza a ação com a Secretaria da Mulher Trabalhadora e Direitos LGBT+.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, será uma das participantes da atividade que celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. O encontro virtual também integra a programação do Mês da Mulher, organizado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) com apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e diversas entidades. O cronograma completo do Mês da Mulher, que traz uma série de ações até o dia 31 de março, foi divulgado pela Prefeitura nesta quinta-feira (3).
O público-alvo do evento virtual deste sábado (5) são as educadoras de Londrina, membros de entidades, instituições e órgãos educacionais, além da população em geral interessada no assunto. No encontro, será tratada a temática da identidade da mulher trabalhadora na educação, com abordagens a partir da mesa intitulada Vozes Plurais, a fim de estimular a reflexão acerca do papel e protagonismo da mulher, incluindo as construções sociais em torno da educação.
Os debates serão divididos em dois blocos. Na primeira parte, participam a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, a vereadora de Londrina Lenir de Assis, e a professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na área da Educação, Adriana Farias.
Já no segundo momento estarão presentes Celina Wotcoski, que é dirigente estadual da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo; a advogada trabalhista, sindical e previdenciarista, Luara Scalassara; e a dirigente regional da Secretaria de Formação Política Sindical e Cultura, Sueli Lopes.
Ainda haverá uma apresentação cultural feita pela Cia Paralelo – Casa da Dança, sob coordenação da coreógrafa Ariela Pauli.
Segundo a secretária municipal Liange Doy Fernandes, que falará mais sobre a atuação e serviços da SMPM, o evento vem para sublinhar a pluralidade de vozes, abrir espaço para debates e apontar possibilidades a partir de visões vindas de diferentes segmentos.
Para Fernandes, encontros como este ajudam a amplificar as reflexões sobre a importância do papel das mulheres trabalhadoras e seus desafios no cotidiano, incluindo os processos educacionais. “Terei a oportunidade de participar e reforçar, entre outras questões, sobre o fortalecimento da SMPM em Londrina, que vem agregando várias frentes de trabalho, unindo setores, entidades e organizações em prol do aprimoramento das políticas públicas voltadas às nossas mulheres. Isto engloba projetos e ações educacionais, formativas e inclusivas, que beneficiam regularmente muitas pessoas na cidade. Será uma grande satisfação estar presente nessa conversa, juntamente com mulheres que se empenham e se dedicam intensamente em seus trabalhos e causas”, contou.