Projeto Arte que Comunica leva arte de rua aos muros de escola e CMEI
O projeto executado pela artista Kenia Leiko Kuriki trata do cuidado e proteção das crianças por meio do grafite; iniciativa tem patrocínio do Promic

O Projeto Arte que Comunica utilizou a arte do grafite para colorir os muros de duas unidades escolares de Londrina. A primeira a receber as ilustrações, nos dias 24 e 25 de fevereiro, foi a Escola Municipal Nara Manella, localizada na Rua Lázaro José de Souza, 318, no Conjunto Semíramis.
A segunda unidade atendida pelo projeto foi o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vanderlaine Aparecida Rodrigues Ribeiro, que fica na Rua Carmen Ilhesca Batista, 55, Jardim Maria Celina. No CMEI, as pinturas foram realizadas em 3 de março.

O projeto Arte que Comunica conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
A artista responsável pelo projeto, Kenia Leiko Kuriki, disse que o Arte que Comunica busca levar a arte de rua para dentro das escolas, e a proposta das ilustrações é voltada para o cuidado com as crianças, para prevenir e combater o abuso infantil. “Esse é um tema que merece destaque e o grafite acaba por se comunicar com a comunidade em geral, principalmente com as crianças, professores e os familiares dos alunos” frisou.
Para a diretora da Escola Municipal Nara Manella, Jeani Cilene Micheletti Bento, foi um privilégio receber o projeto. “Os alunos, professores e funcionários ficaram encantados com as artes. Os professores puderam mais uma vez explorar o tema da exploração infantil, que já vem sendo abordado nas salas de aulas de forma lúdica, através de contações de histórias” destacou.
Já a diretora do CMEI, Michelle Mayara Praxedes Silva, contou que a repercussão dos grafites foi muito boa. “Recebemos a arte na parte interna do muro do CMEI, e a ilustração de duas crianças brincando com bolhas de sabão chama a atenção de longe. A artista também escreveu palavras de cuidado, proteção e carinho, ficou maravilhoso. Os professores e a comunidade gostaram e para nós foi um prazer receber o projeto do Promic” frisou.
O projeto Arte que Comunica também está com um perfil no Instagram onde serão publicadas as imagens e um vídeo mostrando o processo de criação dos grafites no contexto escolar.
Texto: Marcelo Cordero, sob a supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina