Cidade

Oficinas do Caminhos do Grafitti começam para ação no viaduto da Celso Garcia Cid

O tema das ilustrações no segundo viaduto do projeto será “os pioneiros”, em homenagem aos primeiros moradores de Londrina

A partir de quinta-feira (10), o viaduto da avenida Celso Garcia Cid sobre a avenida Dez de Dezembro começará a receber o trabalho de grafitagem feito pelo coletivo CapStyle, por meio do Programa Caminhos de Graffiti, que está transformando os viadutos de Londrina uma espécie de galeria a céu aberto. O tema das ilustrações será “os pioneiros”, em homenagem aos primeiros moradores de Londrina.

O tema também será abordado nas oficinas gratuitas de grafite, realizadas hoje (8) e amanhã (9), pelo Coletivo CapStyle. As oficinas são voltadas ao aprimoramento da arte para iniciantes no grafite e fazem parte das ações pedagógicas do projeto. Dez jovens bolsistas de baixa renda participam das oficinas, recebendo R$ 500,00. Para cada viaduto grafitado, o projeto realiza dois dias de oficinas gratuitas.

Foto: Vivian Honorato / arquivo NCom

A arte do viaduto da avenida Celso Garcia Cid será feita pelo artista do Coletivo Capstyle, Eduardo Diniz, mais conhecido como Napa, com a participação do artista convidado Seth, de Joinville/SC, e apoio dos artistas Muka, Ecoart, Narizinho, além dos dez bolsistas que participam das oficinas. “Vamos trabalhar em cima de alguns ícones que Londrina teve, que serão definidos hoje na oficina”, contou Napa.

Segundo ele, uma das ilustrações utilizadas no local será referente à “Catita”, apelido do primeiro veículo da frota da Viação Garcia, um caminhão Ford 1933, que transformou-se em jardineira para acomodar os passageiros. “Escolhemos esta ilustração porque este veículo é um ícone dos pioneiros, trata do progresso da cidade e foi uma conquista para os londrinenses”, apontou.

Por meio do Programa Caminhos de Graffiti, sete viadutos receberão as cores da arte urbana, com diversas temáticas, inspiradas na formação cultural da cidade, com suas etnias, história artístico-cultural e personagens culturais marcantes. O primeiro a receber o trabalho foi o viaduto da rua Attílio Octávio Bisatto com a avenida Dez de Dezembro, próximo ao Terminal Rodoviário. No local, a arte abordou o tema “café”, sob condução do artista Huggo Rocha, do coletivo CapStyle, e participação de Muka, Ecoarte, Poison, Pow e Napa, acompanhados por bolsistas da oficina do projeto.

O Projeto Caminhos de Graffiti foi criado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e os trabalhos estão sendo realizados pela Associação Londrinense de Circo em parceria com o Coletivo CapStyle. O projeto conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e integra a Fábrica – Rede Popular de Cultura, que distribui oficinas de criação e circulação cultural nos bairros, distritos e patrimônios. O valor total destinado ao projeto é de R$ 280 mil.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos