Prefeitura realiza campanha “Mulheres que Inspiram” nas mídias sociais
Até sexta-feira (11), perfis do Município no Instagram e Facebook publicarão vídeos com as histórias de mulheres londrinenses de destaque

Desde a última terça-feira (8), como parte da programação do Mês da Mulher, a Prefeitura de Londrina realiza a campanha “Mulheres que Inspiram” em seus perfis no Instagram e Facebook, com o objetivo de valorizar e compartilhar exemplos de mulheres londrinenses de destaque.
Até sexta-feira (11), serão publicados depoimentos em vídeo de quatro mulheres que são referência em diferentes áreas. Os materiais foram elaborados pela gestora de Conteúdo da Prefeitura, Giovana Oliveira, que realizou as pesquisas, entrevistas e edição dos vídeos.

De acordo com Oliveira, as entrevistadas foram selecionadas com o auxílio dos usuários do Instagram, que enviaram os nomes de personalidades londrinenses em resposta a stories publicados pelo perfil da Prefeitura, pedindo sugestões para a campanha. “Escolhemos mulheres que são exemplos de força, garra e otimismo em diferentes atividades, e cujos exemplos impulsionam outras mulheres. Essas personagens representam o que Londrina tem de melhor, e são fontes de inspiração para o Brasil e para o mundo”, frisou.

Destaque nas ciências – O primeiro perfil da série foi publicado ontem (8), e tem como foco a estudante universitária Letícia Monteiro, de 19 anos, que desde 2018 representa Londrina e o Brasil em feiras científicas nacionais e internacionais.
Ao todo, Monteiro já conquistou dez medalhas e seis troféus, sendo que a última premiação foi obtida na Expo Sciences Asia (ESA), realizada em Dubai, em fevereiro. Na ocasião, a pesquisadora também representou o Brasil, como embaixadora, em uma conferência promovida pela NASA, na qual participou de atividades como solucionar problemas científicos relativos à Terra e ao espaço.
A estudante, que cursa Direito e História em duas instituições de ensino superior, contou que se interessa por ciências desde criança, e que atualmente trabalha em projetos para o desenvolvimento de metodologias de ensino baseadas em tecnologias de gamificação. Além disso, Monteiro, que tem o sonho de se tornar professora, faz estágio em uma escola londrinense onde, entre outras tarefas, auxilia os alunos na utilização do laboratório.
Para ela, ter participado da campanha “Mulheres que Inspiram” é uma grande fonte de orgulho. “Achei essa ação incrível, e aproveito para demonstrar a minha gratidão a todas as mulheres que me inspiram e me incentivam a trabalhar pelos meus objetivos, em especial a minha mãe, a minha avó e minhas professoras”, disse.

Superação – Nesta quarta-feira (9), a campanha abordou a trajetória da coordenadora do grupo Mães de Anjos, Carol Volpato. Tendo engravidado pela primeira vez em 2017, Volpato realizou o parto de seu filho na 37ª semana de gestação, devido a uma pré-eclâmpsia, e a criança acabou passando por complicações de saúde e falecendo.
A partir de então, Volpato buscou auxílio em grupos de apoio e, posteriormente, junto com outras londrinenses, criou o Mães de Anjos, voltado a mulheres que tinham vivenciado a mesma situação.
Com o passar dos anos, o grupo cresceu significativamente, e hoje conta com 46 integrantes. Entre as atividades realizadas pela iniciativa, estão o fornecimento de apoio, informações e orientações às participantes.
Volpato conta que, em 2019, engravidou novamente, e seu filho Benjamin nasceu após uma gestação difícil, mas hoje tem dois anos e é uma criança muito saudável. “Eu me sinto lisonjeada por ter podido contar a minha história e espero servir de inspiração e força para as mães que passam pelo mesmo. Para mim, não existem mulheres mais admiráveis do que as Mães de Anjos”, afirmou.
Reconhecimento – A gestora de Redes Sociais, Amana Thomé, salientou que as mulheres vivem uma luta incessante em busca de equiparação de salários, direitos e da valorização que os homens têm. “Por isso, quando uma mulher chega a uma posição de destaque, é muito importante enaltecê-la para que a sociedade possa ver que nós somos capazes de executar as mesmas tarefas que os homens”, disse.
Thomé mencionou, também, que é muito positivo que a atual administração municipal tenha cinco mulheres à frente de importantes secretarias. “Precisamos reconhecer, exaltar e incentivá-las a continuar em frente, assim como as demais mulheres, que devem ser sempre valorizadas”, sublinhou.