Usina Cultural inaugura site memorial em comemoração aos seus 20 anos
Novo portal apresenta, além de histórico do espaço cultural, informações atualizadas, como canais de contato, membros da equipe e projetos atuais

A Usina Cultural, centro de pesquisa, criação, produção e intercâmbio artístico de Londrina, inaugurou um site memorial em comemoração aos seus 20 anos (clique aqui para acessá-lo). O projeto “Memorial digital: Rede Usina Cultural” envolveu a criação de um portal eletrônico que apresenta, além do memorial com histórico da Usina, os projetos atuais e mais informações técnicas, como contato e membros da equipe. O site foi disponibilizado ao público ontem, quarta-feira (23). A Usina Cultural recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, enalteceu o sucesso da Usina Cultural no desenvolvimento da cultura em Londrina. “Esses 20 anos da Usina Cultural abrangem um período muito importante para a história da cultura de Londrina, porque a usina inaugurou o programa chamado ‘Vilas Culturais’ e foi a primeira vila cultural do município. De lá para cá, esse programa se expandiu para diversas outras linguagens. A usina sempre foi focada no teatro, mas abriu um grande espaço para encenação, espetáculos, shows, festas populares, forró, festa junina; nesses 20 anos, ela testemunhou realmente a evolução da cultura de Londrina”, destacou.
A produtora da Usina Cultural e designer gráfica criadora do site, Nathalia Diovanna, ressaltou o apoio do Promic. “Estamos vivendo em um período em que a cultura luta para se reerguer, após um longo período de fragilidade, e o apoio do Promic tem sido fundamental para mantermos a vila funcionando”, observou.

A produtora também explicou o propósito da criação do site, que além de celebrar os 20 anos do espaço, foi projetado com a ideia de se ocupar um espaço digital. “A ideia surgiu há algum tempo, pois a Usina ainda não tinha nenhum site, e se intensificou na pandemia, buscando analisar os meios de compartilhamento e difusão da cultura local em um período nocivo para a cultura. Compreendendo que, nesses tempos em que a cultura digital on-line é fundamental, devido à falta de eventos presenciais, existe uma urgência de ocupação em espaços virtuais – foi pensando nessa problemática que nasceu o site exclusivo para a Vila Usina Cultural”, contou.
Além do site, a Usina Cultural pretende organizar um festival em comemoração aos seus 20 anos, que serão completos no mês de novembro. Na programação em andamento, destaca-se o projeto “Temporadas Teatrais”, que promove apresentações presenciais de teatro e retornou em novembro de 2021, após uma longa suspensão devido à pandemia.
Diovanna também citou outras atividades do centro, destacando novamente o apoio do Promic. “A usina já foi palco para o Festival Internacional de Londrina (FILO), o Londrix, e sediou a primeira edição do Quizomba. Hoje, o espaço tem aulas de hip hop para a comunidade, com o projeto ‘A rua dança a cidade’, além dos grupos residentes que sempre realizam temporadas de apresentações para a comunidade envolta à vila. Por isso, o apoio do Promic é fundamental, para que possamos continuar a pensar em novas atividades, desde festivais, mostras e shows até atividades formativas”, comentou.
Texto: Samir Kadri, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina