Cidadão

Sema realiza atividades relativas ao Dia Mundial da Água na quarta-feira (30)

As ações fazem parte da semana comemorativa ao Dia Mundial da Água, que foi celebrado na última terça-feira (22)

Como parte da programação da semana comemorativa ao Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) promoverá, nesta quarta-feira (30), ações educativas com alunos da Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi, localizada na região sul de Londrina.

Entre as 7h30 e 12h, será realizado um plantio de 50 mudas de árvores nativas no Córrego Carambeí, entre as ruas Charles Lindemberg e a Avenida das Américas. Também será feita uma análise da qualidade da água do córrego com o gerente de Parques e Biodiversidade da SEMA em exercício, biólogo e professor Jorge Akira Oyama, junto a 28 alunos do 5° ano. As ações estavam programadas para a última sexta-feira (25), porém tiveram que ser adiadas devido às fortes chuvas da semana passada.

Foto: SEMA / divulgação

O dia 22 de março foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial da Água em 1993. Em comemoração à data, a Gerência de Educação Ambiental da SEMA, em parceria com a Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi e o Instituto de Educação Infantil e Juvenil (IEIJ), está desenvolvendo uma programação com várias atividades envolvendo os alunos destas escolas. Para isso, conta com o apoio da Coordenadoria do Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e do Artesano Urbanismo.

O secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Deber Siena, comentou sobre as ações da Sema nesta data de grande relevância para a secretaria. “O Dia Mundial da Água tem por objetivo a reflexão do quão importante é esse recurso natural e como a sua qualidade impacta na nossa saúde, na dos animais e no meio ambiente em geral. A Sema aposta em campanhas de educação ambiental, principalmente com as crianças, para que elas aprendam desde cedo a importância de preservar o meio ambiente e as fontes de água. Com ações como essa, buscamos contribuir para a construção de um futuro sustentável”, disse o secretário.

Foto: SEMA / divulgação

O gerente de Parques e Biodiversidade em exercício, Jorge Akira Oyama, explicou sobre a importância de se manter a atenção à água atualmente. “A água, antigamente, era um bem que tínhamos demais. Todos nós estudamos que três quartos do planeta são de água. Mas vemos que a água de consumo é escassa e uma hora pode acabar pelo nosso próprio erro, contaminando, poluindo, o que inviabiliza o seu consumo. Então, é mais nesse sentido que o dia mundial da água se torna importante”, observou.

A quarta-feira será o último dia de atividades da semana, que contou com ações nos dias 22, 23 e 24 de março. No primeiro dia, foi a vez de o professor Jorge Akira Oyama analisar o Córrego dos Tucanos com 72 alunos do 5° ao 9° ano do IEIJ. Já na manhã seguinte, o professor aplicou a atividade Ilusão das Águas com 79 alunos do 2° ao 5° ano da Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi. Na mesma escola, foram aplicadas duas atividades no dia 24, dessa vez no período da tarde: a gincana Corrida Coleta Seletiva a 40 alunos do 1° e do 2° ano, e outra Ilusão das Águas, também com o professor Oyama, a 28 alunos do 5° ano.

Oyama contou como foi feita a análise do Córrego dos Tucanos, próximo ao IEIJ, uma atividade que será feita novamente na quarta-feira (30), no Córrego Carambeí. “O nosso trabalho foi mostrar como está a qualidade da água. Então, fizemos a análise do lado da escola, para mostrar para eles que apesar de estar na área urbana, a água está em um bom estado. Então, é para mostrar que é necessário que a gente continue cuidando, plantando mais árvores e evitando que ocorra o assoreamento do córrego”, explicou.

Como informou a gerente de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Damiani Isidoro, o objetivo das ações é sensibilizar os alunos quanto à importância de preservação da água desde a sua nascente, a não poluir as águas dos córregos, a fazer uso racional da água potável e sobre as consequências de se deixar água parada.

A gerente ainda ressaltou o trabalho voltado à população adulta, com postagens nas redes sociais conscientizando sobre o projeto. “Voltado ao público adulto, nós produzimos materiais educativos nas redes sociais, em conjunto com a Sanepar, visando sensibilizar a população para destinar corretamente o óleo e os medicamentos. Já com as crianças o trabalho foi focado nos resíduos e para não deixar lixo jogado no chão. Tudo com o intuito de incentivar e sensibilizar quanto à preservação da agua”, destacou.

Texto: Samir Kadri, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos