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Secretaria Municipal de Assistência Social finaliza ciclo de capacitações de profissionais

Encontros foram realizados com objetivo de melhorar os atendimentos socioassistenciais de forma igualitária em todas as regiões da cidade

O último encontro do ciclo de oficinas de Alinhamento Conceitual sobre Proteção Social ocorreu nesta quinta-feira (31), no auditório da Prefeitura. Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o encontro contou com a presença de funcionários do CRAS Sul B.

Foto: Vivian Honorato

Ao longo de dez dias, cerca de 500 trabalhadores da rede socioassistencial do município passaram pelas capacitações. A divisão foi feita com base no mapa de referência territorial da SMAS, abrangendo os 10 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que existem em Londrina.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, as capacitações são uma iniciativa da pasta para qualificar ainda mais os atendimentos prestados nos territórios, por meio de atualização dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Nosso intuito é ampliar a proteção social em todos os territórios, e para que isso aconteça é essencial estarmos todos alinhados. Sabemos da importância desses serviços para a população que atendemos, e queremos chegar a todos que precisam. Qualificar e capacitar os trabalhadores do SUAS é um dos caminhos que adotamos para atingir esse objetivo”, frisou.

Segundo a gerente de Gestão de CRAS, Solange Aparecida de Oliveira, cada unidade tem suas características e, mesmo a metodologia das oficinas sendo igual, foi possível discutir os elementos próprios de cada território. “Cada território é dinâmico, tem seu desenho próprio, seus próprios elementos, proteções, desproteções e potencialidades”, citou.

Foto: Vivian Honorato

Nos últimos cinco anos, novos profissionais ingressaram na Política de Assistência Social, tornando fundamental o papel da capacitação. Durante o período de pandemia, por conta do distanciamento social, não foi possível realizar momentos como esses, de trocas e alinhamentos conceituais, que ocorreram nas oficinas.

Os servidores puderam conhecer melhor o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os serviços prestados aos usuários. A gerente de Gestão de CRAS reforçou que o objetivo é alinhar a metodologia de trabalho para que os usuários tenham a oportunidade de entender, através do servidor, porque eles fazem parte do programa, como este programa pode ajudá-lo e conhecer de forma mais ampla a política de assistência social.

A assistente social de medida socioeducativa Eliana Santos comentou que o último dia de oficina foi bem produtivo e os servidores estavam bastante participativos. “Eles estavam com vontade de colocar as suas percepções, trazendo vários conteúdos com ferramentas para uso no dia a dia. E não só para operacionalizar, mas também refletir e fazer uma análise mais coerente da realidade e da política que estão inseridos. Creio que as oficinas vão gerar bons frutos e precisam continuar”, complementou.

Texto: Letícia Viana, sob a supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

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