Biblioteca da Região Sul apresenta contação de história sobre diferenças
Obra de Jacqueline Hartmann Armindo visa trazer uma reflexão sobre a construção da autoimagem; atividade é voltada às crianças da Escola Municipal Zumbi dos Palmares e do Instituto União para a Vitória

Nesta quarta-feira (13), a Biblioteca Eugênia Monfranati, localizada na Av. Guilherme de Almeida, 2.260, no Jardim Itapoã (zona sul) vai apresentar a obra “Respeitar as diferenças”, da autora Jacqueline Hartmann Armindo. A primeira sessão está prevista para as 14h e a segunda terá início às 15h.
A atividade faz parte do projeto de contação de histórias da biblioteca, que visa levar as crianças de 7 a 10 anos para o mundo encantado da literatura infantil. Nesta edição, os alunos do Instituto União para a Vitória e da Escola Municipal Zumbi dos Palmares vão adentrar o mundo de uma escola bem diferente e animada, a Escola Bichoalfa. Nela, estuda uma turma nada convencional formada pela coruja Corujoana, o cachorro Cachonaldo, a gatinha Gatilene, o papagaio Papagildo e a cobrinha Cobrilda. A professora também não foge à regra; é a professora Girafilda.
Segundo a autora do livro e contadora da história, Jacqueline Hartmann Armindo, a obra foi construída no espaço da sala de aula, durante a observação das diferenças de cada indivíduo e com o objetivo de mostrar que não há problema nenhum em ser diferente. “Eu uso uma linguagem diferente, através das imagens de uma bicho escola, porque quando caracterizamos os animais, cada um é de uma forma, mas quando se caracteriza o ser humano, as pessoas querem que seja um padrão. Por isso, a intenção foi alterar esse olhar de não aceitação do diferente e trabalhar a construção do indivíduo e da sua autoimagem”, explicou a autora.
Após a contação da história, a professora e autora fará um exercício de autorretrato com os alunos, para que eles consigam colocar no papel a mensagem transmitida na obra. O livro “Respeitar as diferenças” já foi trabalhado em outras escolas municipais da rede de ensino de Londrina e foi tema da avaliação sistêmica de língua portuguesa em 2019.
A bibliotecária da Biblioteca Eugênia Monfranati, Letícia Baptista Pires, explicou que essa será a primeira participação dos 60 alunos, de ambas as escolas, na contação de história, que acontecerá por iniciativa da Rede Intersetorial Sul. “Quando as crianças participam da contação de histórias, elas saem da realidade e entram no mundo da fantasia e, ao virem até a sede da biblioteca, elas aumentam o contato com a literatura e com os livros. É uma experiência marcante, que fortalece os vínculos das crianças com as bibliotecas”, disse Pires.
Sobre a autora do livro – Jacqueline Hartmann Armindo é especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Norte do Paraná, pedagoga formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Londrina.