Telecentro de São Luiz atende 80 pessoas por dia
Espaço, que funciona na subsede da antiga Prefeitura, atende uma comunidade onde 85% não tem acesso à internet em casa; para o prefeito “é a conquista da inclusão digital”
O prefeito Barbosa Neto, aproveitou a presença hoje (20), no distrito de São Luiz, por conta do Programa Prefeitura nos Bairros, e oficializou o funcionamento do Telecentro Comunitário, com internet grátis, para os moradores do distrito.
A rápida solenidade contou com a presença do prefeito, do secretário de Planejamento, Edson Antonio de Souza e o diretor da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI), Edvaldo Alcântara, que coordenam o programa em Londrina; além do vereador Jairo Tamura, líder do Executivo na Câmara, populares e lideranças do distrito.
O Telecentro Comunitário de São Luiz funciona no prédio da antiga subprefeitura, sob a supervisão do professor Edson Nakano. Em funcionamento desde o dia 19 de janeiro, tem recebido uma média de 80 pessoas por dia. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
“Cerca de 400 pessoas já se cadastraram para utilizar gratuitamente a internet aqui”, informou Edson Nakano. Conforme ele, muitos jovens e adolescentes têm aproveitado o espaço para enviar currículos em busca de empregos. “Muitos já usaram o serviço recentemente para fazer a inscrição do concurso para endemias realizado pelo município”, completou.
Conforme o secretário de Planejamento, Edson Antonio de Souza, o telecentro foi bem aceito pela comunidade de São Luiz, principalmente pelas crianças, adolescentes e jovens. “Trata-se de uma comunidade em que, aproximadamente, 85% das pessoas não têm acesso ao computador e acesso à internet em casa. O telecentro busca oportunizar para essas pessoas o acesso ao mundo da tecnologia”, disse.
O prefeito Barbosa Neto lembrou que os Telecentros foram conseguidos por ele quando era deputado federal. ”Era para ter chegado antes aqui, mas na época quem estava à frente da cidade não quis. Não tinha esta visão da importância da internet”, disse. O prefeito ainda completou afirmando que “era uma grande conquista para a inclusão digital.”
É o nono telecentro comunitário entregue pelo prefeito. Os oitos telecentros em funcionamento estão localizados na Biblioteca Pública Central, Centro Cultural Lupércio Luppi – região norte, Terminal Urbano de Transporte Coletivo, Sine, Distrito de Paiquerê, Distrito da Warta, Distrito de Guaravera e Lerroville, com uma média diária de 100 usuários em cada telecentro.
O Telecentro Comunitário é um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento. Cada telecentro possui 10 computadores e uma impressora conectados a internet por meio de banda larga de 1mb/s.
Além do acesso à internet, são desenvolvidas outras atividades nos telecentros, como cursos e oficinas. No município de Londrina os usuários do Telecentro podem utilizar o serviço durante uma hora, e caso estejam todos os terminais ocupados poderão agendar um horário.
O acesso é livre com exceção de sites de pornografia, hacker em geral, ou que incentivem violência, racismo, pedofilia, uso de drogas ou outras ações ilícitas. O Telecentro possui logs de todos os acessos à internet, que serão guardados para futuros esclarecimentos, caso necessário. O usuário é responsável pelos seus acessos.
Fotos: Vivian Honorato