Destaques

Telecentro de São Luiz atende 80 pessoas por dia

Telecentro de São Luiz atende 80 pessoas por dia

Espaço, que funciona na subsede da antiga Prefeitura, atende uma comunidade onde 85% não tem acesso à internet em casa; para o  prefeito “é a conquista da inclusão digital”

O prefeito Barbosa Neto, aproveitou a presença hoje (20), no distrito de São Luiz, por conta do Programa Prefeitura nos Bairros, e oficializou o funcionamento do Telecentro Comunitário, com internet grátis, para os moradores do distrito.

A rápida solenidade contou com a presença do prefeito, do secretário de Planejamento, Edson Antonio de Souza e o diretor da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI), Edvaldo Alcântara, que coordenam o programa em Londrina; além do vereador Jairo Tamura, líder do Executivo na Câmara, populares e lideranças do distrito.

O Telecentro Comunitário de São Luiz funciona no prédio da antiga subprefeitura, sob a supervisão do professor Edson Nakano. Em funcionamento desde o dia 19 de janeiro, tem recebido uma média de 80 pessoas por dia. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Telecentro de São Luiz atende 80 pessoas por dia“Cerca de 400 pessoas já se cadastraram para utilizar gratuitamente a internet aqui”, informou Edson Nakano. Conforme ele, muitos jovens e adolescentes têm aproveitado o espaço para enviar currículos em busca de empregos. “Muitos já usaram o serviço recentemente para fazer a inscrição do concurso para endemias realizado pelo município”, completou.

Conforme o secretário de Planejamento, Edson Antonio de Souza, o telecentro foi bem aceito pela comunidade de São Luiz, principalmente pelas crianças, adolescentes e jovens. “Trata-se de uma comunidade em que, aproximadamente, 85% das pessoas não têm acesso ao computador e acesso à internet em casa. O telecentro busca oportunizar para essas pessoas o acesso ao mundo da tecnologia”, disse.

O prefeito Barbosa Neto lembrou que os Telecentros foram conseguidos por ele quando era deputado federal. ”Era para ter chegado antes aqui, mas na época quem estava à frente da cidade não quis. Não tinha esta visão da importância da internet”, disse. O prefeito ainda completou afirmando que “era uma grande conquista para a inclusão digital.”

É o nono telecentro comunitário entregue pelo prefeito. Os oitos telecentros em funcionamento estão localizados na Biblioteca Pública Central, Centro Cultural Lupércio Luppi – região norte, Terminal Urbano de Transporte Coletivo, Sine, Distrito de Paiquerê, Distrito da Warta, Distrito de Guaravera e Lerroville, com uma média diária de 100 usuários em cada telecentro.

Telecentro de São Luiz atende 80 pessoas por diaO Telecentro Comunitário é um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento. Cada telecentro possui 10 computadores e uma impressora conectados a internet por meio de banda larga de 1mb/s.

Além do acesso à internet, são desenvolvidas outras atividades nos telecentros, como cursos e oficinas. No município de Londrina os usuários do Telecentro podem utilizar o serviço durante uma hora, e caso estejam todos os terminais ocupados poderão agendar um horário.

O acesso é livre com exceção de sites de pornografia, hacker em geral, ou que incentivem violência, racismo, pedofilia, uso de drogas ou outras ações ilícitas. O Telecentro possui logs de todos os acessos à internet, que serão guardados para futuros esclarecimentos, caso necessário. O usuário é responsável pelos seus acessos.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos