Cordel para crianças, palestra e debate são atrações do Londrix para sexta (13)
Programação terá participação da poeta pernambucana Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti, em 2020; atividades começam às 14 horas

A criançada terá hora e vez na programação desta sexta-feira (13) do 17º Festival Literário de Londrina (Londrix). Às 14 horas, o professor João Marcos Brandet ministra a oficina “Um Olhar Infantil e Inclusivo pela Literatura de Cordel”, destinada à faixa etária entre seis e 12 anos. A atividade é gratuita, e será realizada no Museu Histórico de Londrina. As inscrições devem ser feitas com antecedência, através do e-mail londrixproducao@gmail.com.

A programação de sexta (13) contempla também, às 19 horas, a palestra “Poesia e Política”, com a premiada escritora Cida Pedrosa e mediação do professor Frederico Fernandes. Na sequência, às 20 horas, acontece o debate “Experiências em Literatura, Livros e Leitura”, com participação de Felipe Melhado, Luiz Felipe Leprevost e Pablo Blanco. Na mediação, o jornalista Antônio Mariano Júnior.
Todas as atividades serão desenvolvidas no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, que fica na Rua Benjamin Constant, 900. O acesso é pela Avenida São Paulo, em frente ao Terminal Urbano.
Realizado pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), o Londrix tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Conta com parceria da Universidade Estadual de Londrina, via Museu Histórico de Londrina, e Atrito Arte Editora, além de apoio cultural da Cultura Inglesa de Londrina. O 17º Festival Literário de Londrina tem direção de Chris Vianna.
Cordel para o público infantil
A proposta da oficina “Um Olhar Infantil e Inclusivo pela Literatura de Cordel”, direcionada ao público de seis a 12 anos de idade, é estimular as crianças à criação e à interpretação de poemas de cordel utilizando a língua portuguesa, a língua brasileira de sinais ou outra forma de expressão.
Para isso, os participantes terão uma aula sobre a literatura de cordel e serão instruídos sobre as características e outras informações necessárias para o desenvolvimento deste gênero literário popular.

Após a produção dos próprios poemas, com o auxílio de João Marcos Brandet, instrutor da oficina, as crianças farão desenhos relacionados ao que escreveram. O passo seguinte é a interpretação das respectivas obras.
Caso a criança tenha alguma deficiência, ela receberá o apoio necessário para participar da atividade infantil. “Um Olhar Infantil e Inclusivo pela Literatura de Cordel” irá fornecer material direcionado ao público com deficiência visual e/ou auditiva e/ou neuromotora.
Ao final da atividade, todos os poemas serão reunidos em um livro, que será disponibilizado de forma gratuita pelo responsável pela oficina.
Literatura e política
Respeitada poeta, a pernambucana Cida Pedrosa vai ministrar a palestra “Poesia e Política”. Ela deverá se pronunciar, sobretudo, a respeito da atuação das mulheres na literatura e na política. A conversa será mediada pelo professor e curador do 17º Londrix, Frederico Fernandes.

Pedrosa tem autoridade para discorrer sobre o tema da palestra. Como escritora, publicou dez livros, entre eles “Solo Para Vialejo”, com o qual venceu, em 2020, a 62º edição do Prêmio Jabuti, nas categorias Poesia e Livro do Ano.
Com essa conquista, tornou-se a primeira mulher pernambucana a se destacar no mais importante prêmio da literatura Brasileira. Na política, foi eleita vereadora da Câmara Municipal do Recife em 2020, pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B).
Para a escritora, poesia e política são indissociáveis, conforme afirmou em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. “Tem gente que acha isso péssimo. Que a poesia não se presta a isso. Mas, para mim, minha poesia tem função social. A diferença é que eu não sou panfletária. Panfleto é panfleto, poesia é poesia”, afirmou.
Após a palestra, haverá o lançamento dos livros “As Filhas de Lilith”, “Gris” e “Solo Para Vialejo”, todos de autoria de Cida Pedrosa.

Literatura, livros e bibliotecas
O debate “Experiência em Literatura, Livros e Leitura”, às 20 horas, terá o editor Felipe Melhado, o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost, e o designer gráfico Pablo Blanco como protagonistas.
Trata-se de uma conversa sobre literatura londrinense, a arte de confeccionar livros e o cotidiano das bibliotecas. A mediação será do jornalista, escritor e músico Antônio Mariano Júnior.
Texto: Assessoria de Imprensa do LONDRIX, Antônio Mariano Júnior – Celular/WhatsApp: (43) 99987-0698.