Arraiás da Rede levam alegria e diversão para as escolas neste sábado (2)
Músicas, danças, comidas típicas e brincadeiras prometem agitar o final de semana do londrinense, em três festas julinas amanhã

Os Arraiás da Rede, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME), seguem agitando os finais de semana dos londrinenses. Neste sábado (2), durante todo o dia, haverá festas julinas em três unidades escolares. Elas prometem muita animação, com música, barraquinhas de comidas típicas e muita brincadeira para toda a criançada. E o melhor é que todos os eventos são abertos à comunidade.
Uma das unidades que promoverá a festa amanhã é a Escola Municipal Norman Prochet. Haverá um grande arraiá, das 11h às 17h, onde são esperadas mais de 1.500 pessoas. A festa acontecerá na sede do Colégio Vicente Rijo, na Rua Juscelino Kubistchek, 2.372, região sul.
No local, haverá barraquinhas de comida, que serão vendidas, e de brincadeiras, que incluem pescaria, boca do palhaço, rabo do burro, bola na lata e argola. Entre os alimentos e bebidas estarão cachorro quente, espetinho, pastel, pipoca, algodão doce, bolo, brigadeiro, beijinho, quentão sem álcool, água, refrigerante e suco. Os alunos dos 5º anos ficaram responsáveis pelos doces e o recurso adquirido com a venda dos produtos será revertido para a formatura deles. Também haverá apresentação de danças típicas, com a participação de todos os 300 alunos da unidade, do P4 ao 5º ano, previstas para acontecerem às 12h15. Além disso, o espaço estará decorado com a temática dos arraiás, para propiciar um ambiente ainda mais animado e acolhedor ao público.
A coordenadora pedagógica da unidade, Gisele Martins Lopes, ressaltou que além de trabalhar a cultura popular brasileira, as festas proporcionam a socialização, que são muito importantes após o período de pandemia, que acarretou o isolamento das crianças e familiares. “É muito importante essa interação fora do ambiente escolar, em um local de alegria e de festa, por isso estamos muito felizes com o retorno da festividade”, apontou.
As outras duas unidades que terão festas amanhã são o Centro Municipal de Educação Infantil (CEI) Kátia Maria Garcia Montazzolli Killner e a Escola Municipal Roberto Alves Lima Júnior. A festa no CEI Kátia Maria Garcia Montazzolli Killner será das 13h às 18h, na Rua Spártaco Ferrarese, 40, no Jardim Santa Cruz (região norte). Já o arraiá julino na Escola Municipal Roberto Alves Lima Júnior está previsto para acontecer das 16h às 20h, na Rua Akeo Hasuda, 285, na Cidade Industrial II.
Por meio dos Arraiás da Rede, as unidades escolares municipais estão comemorando o retorno da festividade popular pós-pandemia. Os eventos estão acontecendo desde o mês passado, envolvendo milhares de pessoas. Ao todo, a programação contempla 47 festas, entres os meses de junho e julho, sendo que 25 já aconteceram.
De acordo com a gerente do Ensino Fundamental da SME, Adriana Biason, na Rede Municipal de Educação as festas juninas e julinas são comemoradas no contexto histórico e cultural da tradicional festividade popular, que acontece em todas as regiões do Brasil. “No ambiente escolar, reforçamos a festa do campo, ligada às colheitas da época, como o milho. No conteúdo em sala de aula, são trabalhadas as receitas típicas, as comidas e bebidas dessa época do ano e as brincadeiras populares ligadas e ao tipo de festividade, ou seja, todo o repertório cultural da época”, contou.
A profissional do Apoio Pedagógico de História da SME, Eliane Candoti, explicou que, embora para muitos grupos as festas juninas sejam ligadas ao contexto religioso, no ambiente escolar a conotação não é essa. “Nós trabalhamos o diálogo entre o meio urbano e rural. As unidades exploram muito as brincadeiras, a gastronomia, o sistema monetário envolvendo a venda das comidas típicas, as vestimentas, as músicas, as danças, melodias, ou seja, há uma integração entre todos componentes curriculares, cada um fazendo a sua abordagem”, contou.