Prefeito Barbosa Neto entrega 24ª composteira em escola municipal
Além do equipamento de compostagem o CMEI Lavínia Monteiro de Moraes recebeu uma horta, através do Projeto Horta
O prefeito Barbosa Neto entregou ontem (18), a 24ª composteira em escolas do município. Dessa vez, o equipamento foi entregue no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Lavínia Monteiro de Moraes, que fica na rua Elinton Villela Ramos nº 38, jardim Moradas do Tibagi, região norte de Londrina.
Na ocasião, através do “Projeto Horta”, foi entregue também a horta da escola, implantada com parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Agricultura e Abastecimento.
O prefeito Barbosa Neto destacou o trabalho da prefeitura na reestruturação do Centro e na instalação da composteira e da horta. “Quero cumprimentar toda a equipe do CMEI Lavínia Monteiro. Estou feliz de estar nesta escola que nos dedicamos para recuperar, porque não podia ficar como estava. A instalação da composteira e da horta, que pode parecer um ato pequeno, com certeza daqui a alguns anos veremos o resultado porque acredito que esse projeto vai fazer uma grande diferença na vida da cidade”, destacou.
A secretária municipal de Educação, Virginia Pelisson Laço falou da importância do trabalho com a composteira. “É importante que desde pequeninas as crianças aprendam sobre o manuseio do lixo. Isso contribui para a formação, desenvolve a conscientização, e são eles que vão cobrar dos adultos depois”, ressaltou.
A diretora do CMEI, Inês da Silva Bernardes, agradeceu ao prefeito e a colaboração da equipe da escola para a realização do trabalho com a horta. “Acredito que junto com a comunidade vamos chegar longe. Esse CMEI nasceu, e tenho certeza que daqui a alguns anos vamos ter história para contar”, destacou.
A instalação das composteiras nas escolas é resultado de parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Cada composteira conta com uma tela para impedir que o material caia no chão e a circulação de ar, tornando mais rápida a decomposição. Na estrutura do equipamento são depositados restos de alimentos da merenda escolar pelos próprios alunos. Posteriormente, a decomposição desses materiais forma o adubo que poderá ser aproveitado na própria horta da escola.
Fotos: Luiz Jacobs