Barbosa Neto participa de entrega de escrituras na Vila Marizia
As escrituras foram entregues a 28 pessoas, sem nenhum custo, através do programa regularização fundiária “Morar legal”
A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), entregou ontem (18), 28 escrituras, a moradores que residem na Vila Marizia há aproximadamente 40 anos. A entrega foi feita através do programa “Morar Legal”. A solenidade aconteceu na rua Saturnino de Brito, 93.
O prefeito Barbosa Neto destacou a importância do momento. “Quem atendeu a convocação e acreditou, hoje recebe sua escritura. É um dia importante, de alegria. Isso não é um papel de pão, é um documento definitivo. É uma espera de 40 anos para muitos. Nenhum prefeito fez isso antes e até agora entregamos 1.463 escrituras”, destacou.
O presidente da Cohab-Ld, Marcelo Cortez, falou sobre o significado da entrega das escrituras. “É um legado que cada um pode deixar para seus filhos e netos. É um reconhecimento por parte do poder público a cada morador. Estamos cumprindo nossa palavra, mais do que um documento essas escrituras representam o resgate da cidadania das pessoas”, ressaltou.
A moradora Lídia Teixeira Jordão, de 82 anos, que mora no bairro há 20, disse estar muito feliz com o recebimento da escritura. “Eu ficava pensando, porque não saía o documento. A gente é pobre e não tem como pagar aluguel, antes ficava mudando de um lado para o outro. Agora a casa é minha de verdade, minha e dos meus filhos”.
O “Morar legal” é um programa de regularização fundiária, em cumprimento da lei municipal 9.866/2005 cujo intuito é registrar a escritura definitiva de lotes ou unidades habitacionais originários de assentamentos favelas ou ocupações irregulares do município de Londrina.
Na Vila Marizia, ao todo, cerca de 40 famílias irão receber o beneficio, sem nenhum custo, bastando apenas apresentar a documentação necessária. Para serem contemplados, os moradores que ainda não receberam a escritura precisam comprovar que residem no bairro antes de dezembro de 2008, conforme a lei que rege o Programa.
Para a escrituração, que é feita preferencialmente em nome da mulher, é necessário apresentar o documento de identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência que prove vínculo com o imóvel até a data de 1º de setembro de 2009. Os interessados deverão comparecer na sede da Cohab-Ld, que fica na rua Pernambuco 1.002. Informações através do telefone 3315-2233.
Fotos: Luiz Jacobs