Alunos com síndrome de Down participam de visita educativa à Prefeitura de Londrina
Atividade foi realizada com 30 estudantes da Escola Novo Caminhar, que cursam a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Prefeitura de Londrina recebeu, nesta quinta-feira (4), a visita de 30 alunos que cursam a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Novo Caminhar. Mantida pela organização sem fins lucrativos Associação de Pais e Amigos de Portadores de Síndrome de Down (APS-Down), a instituição é inteiramente voltada a pessoas com síndrome de Down, desde a primeira infância até a idade adulta. A escola conta com parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), para a realização de suas atividades, e também possui convênio com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para atendimentos do SUS.

Conduzida como parte da disciplina de geografia, a visita de hoje teve o objetivo de mostrar aos alunos como funciona a administração municipal. Com idades entre 15 e 39 anos, eles vieram acompanhados por suas professoras e foram recepcionados pelo vice-prefeito João Mendonça e pelo assessor de gabinete Átila Castello. Posteriormente, foram apresentados ao prefeito Marcelo Belinati, que respondeu às perguntas dos visitantes e participou de uma sessão de fotos com eles.
O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, parabenizou a escola pela iniciativa e frisou que ações como essa são importantes para promover a inclusão de todos e o progresso social. “Tudo que é público pertence à comunidade, e por isso é muito significativo que eles estejam aqui hoje. Nossa gestão procura colocar o ser humano em primeiro lugar, e é importante que eles conheçam o funcionamento dos órgãos públicos para que possam exercer sua cidadania”, disse.

De acordo com o assessor de gabinete, Átila Castello, é preciso estimular cada vez mais o acesso das pessoas com deficiências ao poder público, para que elas possam expressar suas demandas, assim como exercer seus direitos e deveres. “Uma visita como essa é uma oportunidade para que eles vejam que os representantes eleitos não são pessoas inatingíveis, e que os servidores públicos são pessoas que estão à disposição para ouvir e ajudar. É muito importante que as pessoas com deficiências se sintam incluídas, pois a cidade também pertence a eles, e o serviço público deve trabalhar de forma humanizada, valorizando a vida de cada cidadão”, destacou.

Conforme a coordenadora pedagógica do período vespertino da Escola Novo Caminhar, Cleide Lúcia Neves dos Santos, a instituição conta com um total de 200 alunos, dos quais 62 são contemplados pela modalidade EJA, estando divididos em duas turmas matutinas e quatro vespertinas. “Atualmente, os alunos do EJA estão estudando vários aspectos históricos, sociais e geográficos de Londrina, e por isso agendamos essa visita à Prefeitura. Foi uma atividade muito positiva, e eles gostaram muito e ficaram bastante animados”, afirmou.

A aluna Ana Paula Tarozo, de 39 anos, contou que visitou a Prefeitura pela primeira vez hoje. “Moro no Bairro Industrial e estudo faz 10 anos na Escola Novo Caminhar. Gostei muito de ter conhecido a Prefeitura e o vice-prefeito, ele é muito simpático”, disse.
A estudante Gabriela de Pádua Marmone também se disse muito feliz pela visita, e revelou que estava ansiosa para esse momento. “Gosto bastante de todas as atividades que fazemos na escola, especialmente das aulas de matemática. Tenho 19 anos e estudo desde bebê na Escola Novo Caminhar”, pontuou.