Cidadão

Projeto Bibliocircuito encerra a programação neste final de semana

Edição 2022 terminará com a apresentação do ator Pascoal da Conceição, que interpreta Mário de Andrade, e palestra da jornalista e curadora Joselia Aguiar

O projeto Bibliocircuito encerra a programação da edição 2022 neste final de semana, em Londrina, com a quarta e última dose da Vacina Antropofágica. Como convidados estão o ator paulistano Pascoal da Conceição, que interpreta o escritor modernista Mário de Andrade, e a jornalista Joselia Aguiar, que dirigiu a Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo e já foi curadora da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).

Eles estarão em Londrina nesta sexta (12) e sábado (13), no evento que traz reflexões sobre a Semana de Arte Moderna de 22 e a Antropofagia e integra as comemorações dos 70 anos da Biblioteca Pública de Londrina. Na sexta-feira, Pascoal da Conceição já desembarca no aeroporto incorporado de Mário de Andrade (1893-1945), para uma apresentação às 20 horas, na Biblioteca Pública (Av. Rio de Janeiro, 413). Na palestra-espetáculo “Mário de Andrade Desce Aos Infernos”, o ator interpreta textos originais em poesia, prosa, conferência e crônica, além de falar da trajetória do poeta e de sua importância na luta pela cultura nacional, a participação na Semana de Arte Moderna em 1922 e outros eventos.

“Mário de Andrade Desce Aos Infernos” é título do poema escrito pelo amigo Carlos Drummond de Andrade em 1945 e publicado no livro “A Rosa do Povo”. Refere-se à viagem de Orfeu aos infernos em busca da sua musa, sua inspiração, sua força, seu muiraquitã. A palestra-espetáculo tem entrada gratuita (com lotação por ordem de chegada), sendo que depois haverá um bate-papo com o público.

Além de incorporar Mário de Andrade no teatro e na televisão, Pascoal da Conceição desempenha o papel durante performances em eventos, manifestações culturais, ocupações e protestos em favor da cultura por todo o país. Com uma trajetória de 50 anos em teatro, cinema e TV, o ator, diretor e produtor paulistano teve vários trabalhos de destaque em sua carreira. Atuou em várias montagens do Teatro Oficina, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa, na série infantil “Castelo Rá-Tim-Bum” (TV Cultura) como Dr. Abobrinha e nas minisséries “Um Só Coração” e “JK” (Rede Globo), como Mário de Andrade.

Imagem: Divulgação

Singular e Plural – No sábado (13), às 10 horas, na Biblioteca Pública de Londrina, o Bibliocircuito receberá a jornalista e curadora Joselia Aguiar para a palestra “Singular e plural: uma visão sobre curadorias em espaços de cultura”.

A partir de sua experiência à frente de curadorias em instituições públicas e privadas de diferentes portes, Joselia Aguiar compartilha suas ideias, seu processo criativo e pesquisa de repertório, bem como as muitas interações e diálogos envolvidos em projetos dessa natureza. Um olhar voltado à potência dos encontros e às trocas com a diferença. Joselia Aguiar foi curadora da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), no período de 2017 a 2018 e de outros eventos literários, como o Festival da Mantiqueira (2014). Também dirigiu, entre 2019 e 2021, a Biblioteca Mário de Andrade, a maior de São Paulo e a segunda maior do Brasil em acervo.

Nascida em Salvador (BA), Joselia Aguiar é jornalista da área de livros, editora, curadora e autora de não ficção. Com “Jorge Amado – uma biografia” venceu o prêmio Jabuti 2019, na categoria Biografia, Documentário e Reportagem. Neste momento, trabalha em seu segundo livro, sobre a pintora paulista Djanira da Motta e Silva (1914-1979).

É bacharel em Comunicação Social, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre e doutora em história pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou na Folha de S.Paulo como repórter, redatora, correspondente em Londres e colunista de livros, e foi editora da EntreLivros, revista mensal de livros já extinta.

Sobre o Bibliocircuito – O Bibliocircuito é um projeto que busca desenvolver um circuito cultural a partir da Biblioteca Pública de Londrina. Entre os meses de fevereiro e maio, o projeto já realizou oficinas, debates, conferência, apresentações artísticas, sarau e shows, em um movimento de valorização da Biblioteca como centro cultural. A Prefeitura de Londrina patrocina a ação por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) através do financiamento pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

O Bibliocircuito é realizado pela Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná, e tem curadoria do jornalista e professor Renato Forin Jr., da bibliotecária e pesquisadora, Sueli Bortolin, e do professor e pesquisador Marcio Carreri.

Texto: N.Com com informações da assessoria do projeto Bibliocircuito.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos