Saúde inicia Liraa na próxima segunda-feira
Cerca de 9 mil residências serão visitadas por técnicos de endemias em todas as regiões da cidade; resultados auxiliam no planejamento de ações de combate à dengue
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Endemias, vai dar início aos trabalhos do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), na próxima segunda-feira (6). Este é o terceiro levantamento realizado em 2012.
Os agentes de endemias visitarão aproximadamente 9mil imóveis em todas as regiões da cidade. As residências serão escolhidas através de sorteio. Estarão realizando os trabalhos 202 agentes municipais de endemias, 13 supervisores e 14 educadores de endemias no bairro. Os resultados do Liraa devem sair na sexta-feira (17).
O levantamento é necessário para que os técnicos de Secretaria Municipal de Saúde possam planejar as ações que serão tomadas nos próximos meses no que diz respeito ao combate do mosquito transmissor da dengue. Primeiramente, os agentes de endemias visitam os domicílios para verificar a existência ou não de focos do mosquito Aedes aegypti.
Em seguida, as larvas do mosquito são encaminhadas para análise laboratorial. Com os resultados dos exames, os técnicos realizam um perfil das regiões da cidade e definem estatisticamente quais necessitam de trabalhos mais aprofundados no combate ao mosquito. “Assim, com os resultados do Liraa é possível planejar as atividades que serão realizadas em todas as regiões, dando ênfase àquelas que apresentam maiores índices de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue”, explicou o coordenador de Endemias, Elson Belisário.
O último LIRAa foi realizado entre os dias 26 e 30 março e obteve como resultado o índice de larvas do mosquito de 2,8. Os técnicos vistoriam 8.280 imóveis. O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti conta com o apoio das Secretarias Municipais do Ambiente (Sema), Obras e Pavimentação, Defesa Civil e Social, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).
Disque denúncia – A população pode ajudar no combate à dengue utilizando o Disque Denúncia da Guarda Municipal (153). As pessoas podem denunciar o descarte de lixo em locais impróprios, principalmente, em fundos de vale.
Foto: Luiz Jacobs