Destaques

Prefeitura de Londrina retoma as obras de reconstrução da nova UBS Fraternidade

A empresa contratada iniciou os serviços com a limpeza geral e outras adequações no prédio; obra havia sido paralisada com 44% de execução

Primeira Unidade Básica de Saúde do município, construída ainda na década de 1970, a UBS Fraternidade, na região leste, teve sua obra de reconstrução retomada pela Prefeitura de Londrina na última segunda-feira (29). No local, há equipes de operários da nova empresa contratada trabalhando na limpeza completa do imóvel, e fazendo outras adequações necessárias nesta etapa de mobilização para o recomeço dos serviços.

Neste momento, partes de janelas, portas e outros acessos que estavam bloqueados com tijolos e concreto, por conta de invasões no prédio edificado, estão sendo removidas para possibilitar as intervenções no local. Também ocorre a limpeza com a retirada de entulhos, lixos e materiais que estavam acumulados, sendo que uma lavagem pesada também será realizada para deixar o espaço apto a ser trabalhado. O ambiente recebe, ainda nesta semana, capina e roçagem.

Foto: Emerson Dias / N.Com

As obras de reconstrução da UBS Fraternidade haviam sido paralisadas em dezembro de 2020, com 44% de execução, quando a Prefeitura precisou rescindir o contrato com a empresa responsável pelas intervenções à época, devido aos atrasos sequenciais e à incapacidade técnica para a execução. Em 2021, o Município abriu quatro editais de licitação ao longo do ano, o último deles em maio, visando retomar as obras, porém todos os certames ficaram sem interessados.

A nova empresa contratada para concluir as obras, a londrinense Cbeng Engenharia e Construção Civil Ltda, foi vencedora entre quatro propostas apresentadas. Dessa vez, o processo de seleção foi feito por dispensa de licitação, permitindo a contratação direta junto às interessadas. O valor de contrato é de R$ 1,2 milhão, aproximadamente. A ordem de serviço foi assinada no dia 24 de agosto, e a empreiteira terá prazo de 150 dias corridos, ou seja, cinco meses para entregar a UBS totalmente pronta.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Precedendo a suspensão do contrato anterior, as obras haviam chegado até o estágio de edificação da estrutura em concreto do prédio, com a construção de paredes, laje, partes das tubulações, do esgoto e da calçada externa, fundação de rampas, bem como da infraestrutura elétrica e hidráulica.

Agora, para concluir a nova construção e executar os quase 60% restantes dos serviços, a empresa contratada terá que realizar a cobertura do prédio, revestimentos, esquadrias, finalização das instalações elétrica e hidráulica e alvenaria. Também restarão a pintura, complementos de impermeabilização em pisos e outros locais, comunicação visual e demais acabamentos. A área total construída será de 311,05 m².

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, um dos representantes da Prefeitura de Londrina no acompanhamento das obras realizadas na cidade, destacou que reconstrução da UBS Fraternidade é uma iniciativa de saúde pública e caráter social. “Esta foi a primeira unidade da saúde básica construída em Londrina, há mais de quatro décadas, tendo uma grande importância para o município e para a população da região leste. Com o passar do tempo, a UBS ficou obsoleta e com muitos problemas estruturais. Antes da gestão do prefeito Marcelo Belinati, a unidade acabou sendo demolida, e, depois, em 2020, nós iniciamos a reconstrução, mas tivemos muitas dificuldades com uma empresa que não avançava e não cumpria o cronograma”, lembrou.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Para Canhada, a retomada das obras agora é motivo de satisfação tanto para a Administração Municipal quanto para os milhares de pessoas que serão beneficiadas com uma unidade totalmente renovada. “Após várias tentativas para licitar e viabilizar este retorno da construção, esperamos que agora a empresa responsável consiga terminar o quanto antes os trabalhos. O investimento é importante e irá trazer uma UBS bem estruturada e equipada para melhorar a oferta de saúde naquela área da região leste”, disse.

O processo de contratação por dispensa de licitação, adotado pela Prefeitura de Londrina para poder terminar a obra, respeita todos os dispositivos legais vigentes, de acordo com os regramentos da Lei de Licitações (Lei Federal nº 8.666 de 1993).

Histórico – A estrutura antiga da UBS Fraternidade foi desativada e demolida em 2014. Desde então, a população que utilizava este equipamento de saúde começou a ser atendida na UBS Vila Ricardo, que fica bem próxima ao local, ou, ainda, na UBS Vila Casoni, outra unidade próxima.

Já a reconstrução da unidade teve início em 2020, mesmo ano em que as obras foram suspensas e o contrato com a empresa rompido.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos