Cidade

Secretários de Administração e Gestão do Paraná criam Fórum Estadual

Secretário municipal de Gestão Pública de Londrina, Fábio Cavazotti, é o primeiro presidente da entidade; objetivo é melhorar diálogo com órgãos governamentais e promover boas práticas

Foi fundado o Fórum Estadual de Secretários de Administração e Gestão do Paraná (FESAG), que tem como objetivo promover a troca de experiências e de boas práticas entre os municípios paranaenses e melhorar a interlocução das secretarias com os demais órgãos governamentais. A iniciativa inspirou-se em Fóruns semelhantes já existentes nas áreas de saúde, educação, assistência social e finanças.

O secretário municipal de Gestão Pública de Londrina, Fábio Cavazotti, foi eleito presidente da primeira diretoria, tendo como vice-presidente a Secretária de Planejamento e Gestão de Cascavel, Vanilse Pohl, e como segunda vice-presidente a Secretária de Administração de Guarapuava, Doraci Lui.

Também participaram como membros fundadores do FESAG o secretário de Administração de Curitiba, Alexandre Jarschel, e representantes da Secretaria de Administração de Paranaguá. A fundação do FESAG ocorreu no último dia 30 de agosto, durante a realização do Fórum de Secretários de Administração das Capitais (FONAC), realizado em Curitiba, nos dias 30 e 31 de agosto.

Segundo o presidente do FESAG, Fábio Cavazotti, o próximo passo é organizar um encontro entre secretários de Administração e Gestão do Paraná visando atrair mais membros para o Fórum, e elaborar um plano de trabalho que auxilie as secretarias no cumprimento de suas competências.

As secretarias de Administração e Gestão são responsáveis pelas áreas de licitações, contratos, pessoal e patrimônio, dentre outras.

Cavazotti foi quem iniciou o processo de articulação para a criação da entidade, atuando junto a outros secretários paranaenses. “Este trabalho teve início há cerca de três meses, aproximadamente”, informou ele. “É um passo importante para que, juntos, possamos promover mudanças que cada secretaria isoladamente não consegue. As áreas de compras e contratos recebem grande atuação dos órgãos de controle, mas dificilmente somos ouvidos nas dificuldades do dia a dia. Entendo que o Fórum vai contribuir muito para melhoria da gestão pública dos municípios paranaenses”, afirmou Cavazotti.

Ainda de acordo com o representante de Prefeitura de Londrina, o novo Fórum constituído poderá ajudar a gestão municipal da cidade no que diz respeito à interlocução com o Tribunal de Contas Estadual (TCE), Ministério Público (MP) e outras instituições. “Nesse sentido, será possível trabalhar de forma mais aprofundada temas como a Nova Lei de Licitações, melhorias no Comprasnet (plataforma de pregão eletrônico), além da troca de experiências e promoção de boas práticas que os municípios possuem”, concluiu.

Dentre os primeiros temas a serem tratados pelo Fórum estão a implantação da Nova Lei de Licitações, programas de incentivo a compras locais, gestão patrimonial e outros a serem levantados no primeiro encontro que será realizado pelo FESAG. Inicialmente, a previsão é que a atividade inaugural seja realizada ainda em 2022, no mês de dezembro.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos