Cidadão

Secretaria de Educação inicia 2ª edição do Curso Preparatório de Inglês para o 5º ano

Parceria com a UEL e ensina noções básicas de inglês nas escolas municipais; aulas já começaram na última quarta-feira (14) para 105 alunos de sete unidades

Na última quarta-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), iniciou a segunda edição do Curso Preparatório de Inglês para alunos de 5º ano da rede municipal de ensino. Foram disponibilizadas 105 vagas para essa etapa, distribuídas entre sete escolas municipais.

Professora Jozélia Tanaca, do apoio pedagógico de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação. Foto: Arquivo pessoal

O intuito do projeto é ensinar conhecimentos básicos da língua inglesa aos alunos que iniciarão o ensino fundamental II (6º ano), em 2023, e terão aulas de inglês como parte do currículo. Para tanto, são ensinadas práticas básicas de leitura, oralidade, escrita e compreensão dessa língua estrangeira. De acordo com a coordenadora do projeto Londrina Global, a professora Jozélia Tanaca, no Brasil, o ensino de inglês só é obrigatório na grade curricular a partir do 6º ano. “Com o curso, as crianças podem ter contato com o idioma para diminuir o impacto que muitos sentem quando começam a ter aulas e avaliações no Fundamental II, pois já estarão familiarizados com alguns conteúdos”, apontou.

Para a coordenadora do projeto Londrina Global, os custos de aulas de inglês em escolas particulares de idiomas são altos, o que impossibilita que muitas crianças, que estudam na rede pública, tenham acesso, por isso a importância da iniciativa, que democratiza o acesso ao idioma estrangeiro. “É muito bom que os alunos tenham acesso a um curso gratuito e a parceria com a UEL é essencial, pois são professores especializados no ensino para crianças. Além disso, é bom também para os próprios estudantes da universidade, que ganham experiência no ensino”, destacou Tanaca.

Aulas – As aulas são todas on-line (transmitidas pelo GoogleMeet) e síncronas, ou seja, os estudantes podem participar, fazer perguntas e conversar com os professores em tempo real. São ministradas às quartas e quintas-feiras, das 9h às 10h, para alunos do período da tarde, e às sextas-feiras, das 14h às 15h, para os do período da manhã.

Elas são ministradas pelos acadêmicos do curso de Letras e do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas da UEL, que integram o projeto de extensão Teachers of English in Action (TEIA) e acompanhadas pela coordenação do projeto de ensino de Inglês para crianças Londrina Global, da Secretaria Municipal de Educação. O projeto acadêmico conta com professores e alunos de universidades de outros estados do Brasil e faz parte do grupo de pesquisa chamado Formação de professores e ensino de línguas para crianças (Felice) da UEL. Ao todo, o curso tem duração de 20h e todos receberão certificado de conclusão de curso emitido pela UEL.

Segundo Tanaca, a ideia é incluir as crianças que têm vontade de aprender inglês, por isso as escolas têm trabalhado para viabilizar o projeto e sempre ajudam as crianças a fazerem a inscrição, além de verificarem quais alunos têm dificuldades para acessar internet em casa. As unidades convidam as crianças interessadas e caso haja um número de interessados maior do que a quantidade de vagas ofertadas, a escola realiza um sorteio para o preenchimento das vagas. Além disso, os pais dos alunos assinam um termo de responsabilidade de frequência, afirmando que a criança participará das aulas on-line. “Os professores entendem que oportunizar o aprendizado de inglês é uma necessidade no mundo atual, por isso, esperamos ampliar o projeto para mais escolas nas próximas etapas”, contou.

Participam desta edição do curso, as Escolas Municipais Edmundo Odebrecht; Francisco Aquino Toledo; Maestro Roberto Pereira Panico; Maria Carmelita Vilela Magalhães; Maestro Andrea Nuzzi, Sonia Parreira Debei e da Vila Brasil. Os alunos vão assistir às aulas on-line em casa, exceto os da Escola Municipal da Vila Brasil, que a pedido dos gestores vão ver na sede da unidade escolar acompanhadas de uma professora da rede municipal.

Primeira edição – A primeira edição do Curso Preparatório de Inglês para o 5º ano foi realizada em abril deste ano. Nela participaram 60 alunos durante o primeiro semestre letivo. “A adesão, participação e resultados verificados na primeira edição foi de 100%, com alunos motivados na aprendizagem da nova língua. Por isso ampliamos de cinco, para sete escolas. Teremos também a participação de alunos de duas escolas rurais, o que é uma novidade muito boa, pois nem sempre as crianças que moram em regiões mais afastadas têm acesso a cursos de inglês”, completou Tanaca.

O projeto Londrina Global é uma iniciativa da SME existente desde 2008. Ele é considerado uma referência nacional em diversas pesquisas e estudos na área e, antes da pandemia, ofertava uma aula semanal de 60 minutos, por turma, em 40 escolas municipais. Com a Covid-19, as aulas assumiram o formato on-line para
todas as escolas. Elas contam com a produção de videoaulas lúdicas e interativas acompanhadas de um podcast (arquivo digital de áudio) e jogos no Google Forms (aplicativo de gerenciamento), planejados pelas professoras Edilaine Mello e Jozélia Tanaca.

Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, com informações da assessoria de imprensa.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos