Secretaria de Educação inicia 2ª edição do Curso Preparatório de Inglês para o 5º ano
Parceria com a UEL e ensina noções básicas de inglês nas escolas municipais; aulas já começaram na última quarta-feira (14) para 105 alunos de sete unidades

Na última quarta-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), iniciou a segunda edição do Curso Preparatório de Inglês para alunos de 5º ano da rede municipal de ensino. Foram disponibilizadas 105 vagas para essa etapa, distribuídas entre sete escolas municipais.

O intuito do projeto é ensinar conhecimentos básicos da língua inglesa aos alunos que iniciarão o ensino fundamental II (6º ano), em 2023, e terão aulas de inglês como parte do currículo. Para tanto, são ensinadas práticas básicas de leitura, oralidade, escrita e compreensão dessa língua estrangeira. De acordo com a coordenadora do projeto Londrina Global, a professora Jozélia Tanaca, no Brasil, o ensino de inglês só é obrigatório na grade curricular a partir do 6º ano. “Com o curso, as crianças podem ter contato com o idioma para diminuir o impacto que muitos sentem quando começam a ter aulas e avaliações no Fundamental II, pois já estarão familiarizados com alguns conteúdos”, apontou.
Para a coordenadora do projeto Londrina Global, os custos de aulas de inglês em escolas particulares de idiomas são altos, o que impossibilita que muitas crianças, que estudam na rede pública, tenham acesso, por isso a importância da iniciativa, que democratiza o acesso ao idioma estrangeiro. “É muito bom que os alunos tenham acesso a um curso gratuito e a parceria com a UEL é essencial, pois são professores especializados no ensino para crianças. Além disso, é bom também para os próprios estudantes da universidade, que ganham experiência no ensino”, destacou Tanaca.
Aulas – As aulas são todas on-line (transmitidas pelo GoogleMeet) e síncronas, ou seja, os estudantes podem participar, fazer perguntas e conversar com os professores em tempo real. São ministradas às quartas e quintas-feiras, das 9h às 10h, para alunos do período da tarde, e às sextas-feiras, das 14h às 15h, para os do período da manhã.
Elas são ministradas pelos acadêmicos do curso de Letras e do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas da UEL, que integram o projeto de extensão Teachers of English in Action (TEIA) e acompanhadas pela coordenação do projeto de ensino de Inglês para crianças Londrina Global, da Secretaria Municipal de Educação. O projeto acadêmico conta com professores e alunos de universidades de outros estados do Brasil e faz parte do grupo de pesquisa chamado Formação de professores e ensino de línguas para crianças (Felice) da UEL. Ao todo, o curso tem duração de 20h e todos receberão certificado de conclusão de curso emitido pela UEL.
Segundo Tanaca, a ideia é incluir as crianças que têm vontade de aprender inglês, por isso as escolas têm trabalhado para viabilizar o projeto e sempre ajudam as crianças a fazerem a inscrição, além de verificarem quais alunos têm dificuldades para acessar internet em casa. As unidades convidam as crianças interessadas e caso haja um número de interessados maior do que a quantidade de vagas ofertadas, a escola realiza um sorteio para o preenchimento das vagas. Além disso, os pais dos alunos assinam um termo de responsabilidade de frequência, afirmando que a criança participará das aulas on-line. “Os professores entendem que oportunizar o aprendizado de inglês é uma necessidade no mundo atual, por isso, esperamos ampliar o projeto para mais escolas nas próximas etapas”, contou.
Participam desta edição do curso, as Escolas Municipais Edmundo Odebrecht; Francisco Aquino Toledo; Maestro Roberto Pereira Panico; Maria Carmelita Vilela Magalhães; Maestro Andrea Nuzzi, Sonia Parreira Debei e da Vila Brasil. Os alunos vão assistir às aulas on-line em casa, exceto os da Escola Municipal da Vila Brasil, que a pedido dos gestores vão ver na sede da unidade escolar acompanhadas de uma professora da rede municipal.
Primeira edição – A primeira edição do Curso Preparatório de Inglês para o 5º ano foi realizada em abril deste ano. Nela participaram 60 alunos durante o primeiro semestre letivo. “A adesão, participação e resultados verificados na primeira edição foi de 100%, com alunos motivados na aprendizagem da nova língua. Por isso ampliamos de cinco, para sete escolas. Teremos também a participação de alunos de duas escolas rurais, o que é uma novidade muito boa, pois nem sempre as crianças que moram em regiões mais afastadas têm acesso a cursos de inglês”, completou Tanaca.
O projeto Londrina Global é uma iniciativa da SME existente desde 2008. Ele é considerado uma referência nacional em diversas pesquisas e estudos na área e, antes da pandemia, ofertava uma aula semanal de 60 minutos, por turma, em 40 escolas municipais. Com a Covid-19, as aulas assumiram o formato on-line para
todas as escolas. Elas contam com a produção de videoaulas lúdicas e interativas acompanhadas de um podcast (arquivo digital de áudio) e jogos no Google Forms (aplicativo de gerenciamento), planejados pelas professoras Edilaine Mello e Jozélia Tanaca.
Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, com informações da assessoria de imprensa.